segunda-feira, janeiro 04, 2010

Adolescentes e Jovens


O casal de ex-sargentos do exército, Fernando de Alcântara e Laci Araújo, estão prestes a inaugurar o Abrigo do Ser, que acolherá cerca de 30 jovens GLBTs, de 15 a 19 anos, que sofreram preconceito e foram expulsos de casa por conta de sua orientação sexual.

O abrigo será instalado no Lado Sul de Brasília e a inauguração está prevista para o dia 1º de janeiro.

Segundo Fernando, o abrigo também contará com uma equipe, como cozinheiras e pessoas que tratarão o emocional dos jovens, como neurologistas, psiquiatras e psicólogos.

"O abrigo servirá de passagem para esses jovens, para que eles possam morar por um período até conseguirem se restabelecer" , contou Fernando em entrevista.

Além de camas e três refeições diárias, os jovens terão aulas de trabalhos manuais e cursos profissionalizantes .

O abrigo faz parte do Instituto Ser de Direitos Humanos, também criado pelo casal. Fernando conta que a ideia inicial era montar uma ONG para ajudar os Homossexuais que atuam nas Forças Armadas e sofrem discriminação.

Fernando e Laci se tornaram um dos principais símbolos da luta pelos direitos dos GLBTs quando assumiram o relacionamento em junho de 2008 e, desde então, sofreram uma série de acusações, prisões e a condenação de Laci a seis meses de prisão por deserção.

"Até hoje dizem que fomos acusados por questões políticas, mas é evidente que não estamos mais nas Forças Armadas por sermos um casal Homossexual. Queremos evitar que isso aconteça a outras pessoas", ressalta.

Por isso, segundo Fernando, a ONG já conta com um grupo de advogados para atuar nesses casos.

Nenhum comentário: