quinta-feira, dezembro 17, 2009

SEGURANÇA


GUANANMBI, 15/12/09 – O que começou com juras de amor e agradável companhia, indicando inicio de um relacionamento amoroso que prometia ser duradouro, acabou se transformando numa grande dor de cabeça, no golpe boa noite cinderela e até ameaça de morte. Hélio Júnior, 35 anos, administrador de empresas em Guanambi, no sudoeste baiano. Enviou denúncia ao GGB relatando que foi vitima de um golpe financeiro e moral praticado por seu então namorado Pedro Brasileiro que conheceu no inicio do mês de outubro e a partir daí começaram a se encontrar e se relacionar. Na carta enviada ao GGB Hélio Júnior diz que é natural do Sul da Bahia, residindo na cidade por cerca de um ano e meio, com olhos apenas para o trabalho, sem se preocupar com relacionamento.

O envolvimento de Hélio e Pedro se iniciou com um longo diálogo de conhecimento entre ambos “No mês de setembro último, conheci um rapaz muito bonito que já havia visto diversas vezes na cidade. Ele se fez apresentar e a partir daí (meados de setembro) iniciamos um relacionamento” . Já de inicio conversávamos muito sobre tudo, sobre a vida, as perspectivas objetivos de cada um e ele me disse que era bissexual, mas por morar em Guanambi que é uma cidade pequena, tinha medo de se envolver com outros caras e que eu representava para ele aquilo que procurava, uma pessoa bem resolvida, de fora, discreta e com desejo em namorar”, diz Hélio que mal sabia que estava entrando no que se tornaria uma grande dor de cabeça. “Nossa relação caminhou bem durante o final de setembro e todo mês de outubro, ele ganhou minha confiança e eu achei que tinha ganhado a dele alem de achar que o conhecia também.

No final de outubro ele me disse que estava ficando com uma jovem e que ela não representava muito para ele, mas ele tinha de ficar por questões de aparência. Eu não me opus por saber que estávamos numa sociedade extremamente machista que e a do sertão baiano, e caminhamos com nossa relação ate que no dia 26 de outubro retornamos de uma viagem e depois disso só lembro de flashes e mais nada”, relata a vitima que teria sido vitima do golpe boa noite cinderela.

Trata-se de uma prática criminosa que a vitima é seduzida a ingerir de forma despercebida comprimidos usados para tratamento de ansiedade em dosagem, tornando-a vulnerável a ação daquela pessoa qual ela teria algum tipo de relação, confiança transmitida de alguma forma a sua mente. As seqüelas às vezes são irreparáveis, uma delas é a dificuldade de andar em linha reta. Uma pessoa que sofre de hipertensão pode inclusive chegar a óbito causado pelo poder das drogas no organismo. Nesse processo a vitima vulnerável faz tudo que é mandado sem nenhum questionamento.

Existem casos que a pessoa passa senha de banco, faz saques bancários por orientação suave do golpista. “Só retomei a consciência mesmo a partir do inicio de novembro (dia 3) durante este período que estive "em off" as pessoas da cidade, bem como vizinhos e funcionários meus falam que tudo que eu fazia era conduzido por este elemento cujo nome é Pedro Brasileiro. Pedro não me deixava a sós com ninguém e me conduzia em tudo”, continua. “É constrangedor me dar conta que fui vitima disso, que quase morri, perdi muito dinheiro, todas minhas economias”, desabafa.

O GGB tomou conhecimento dos fatos e tem incentivado a vitima que denuncie na justiça. A ocorrência Policial foi registrada na 22ª Delegacia de Policia de Guanambi, sob o comando do Delegado Adir Pinheiro. O GGB fez contato com o próprio Delegado solicitando agilidade no mandato de recuperação dos pertences da vitima para que ela não fique no mais completo prejuízo. A Policia investiga o possível estelionato e o roubo mediante a violência da obrigação de ingerir substancia que podem dopar. Ainda de acordo com Helio Júnior foram subtraidas folhas de cheques e alguns foram pagos pelo Banco com assinatura falsificada. Conta Helio que em um confronto com o suposto autor do estelionato, ele se predispos a devolver o valor aproximado deR$ 470, mas foi retrucado informado que o caso já estava sob investigação da Policia.

Acusado nega ser o autor dos golpes

O site GGB entrou em contato com Pedro Brasileiro, que está sendo apontado por Helio Júnior como autor desses crimes para ouvir o que ele teria a dizer sobre o episódio. “Não sou gay e nunca tive nenhum tipo de relação sexual com ele, tenho namorada” disse. “Ele me chamou para trabalhar com ele e dirigir” defende-se das acusações. Brasileiro ainda disse que tinha conhecimento dos medicamentos, mas diz que ele tomava por conta própria. Por outro lado a vitima declarou também ao site que nunca fez ingestão desses medicamentos por não ter problemas com ansiedade e emocionais.

Gay teme pela sua própria vida

Muitas vezes casos envolvendo violência contra gays a vítima acaba se transformando em réu, seja por parte de policiais inescrupulosos seja por parte do verdadeiro réu que busca imputar o seu mau comportamento à vitima. Na noite de terça-feira Helio Júnior divulgou nota de agradecimento aos amigos que têm lhe dado força para seguir em frente na luta por seus direitos.

O texto divulgado vem com a seguinte mensagem “Caros amigos, obrigado pelas palavras de incentivo, devo sim lutar pelos meus direitos uma vez que fui lesado por esse cara, já acionei a policia sexta feira passada e hoje recebi varias ameaças de morte tanto por telefone como também na porta de minha casa pela mãe do mesmo. Estou já sob observação de três seguranças que estão junto comigo desde então”. Na manhã dessa quarta-feira, Helio informou por telefone que tanto a mãe quanto o suposto réu não irão parar enquanto não acabar com a vida dele. Se não for um deles será alguém mandado por eles, disse ouvir da mãe do suposto.

Nessa última quarta-feira Helio Júnior levou o caso ao ar através da rádio Guanambi 96 FM, ocasião em que o suposto réu, acompanhado da mãe esteve à frente da rádio querendo invadir o estabelecimento e ameaçando matar o denunciante. O Delegado Titular da 22ª Delegacia de Policia de Guanambi já solicitou mandado de busca e apreensão qual deverá ser expedido ao longo do dia de hoje. A página do suposto réu no site de relacionamento Orkut foi retirada do ar desde terça-feira, mas a da mãe Claudia Brasileiro que tentou invadir a 96 FM Guananbi na manhã dessa quarta-feira continua no ar.

Mandado de busca e apreensão

Um mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça local com a finalidade de encontrar os pertences da vitima. O delegado Adir Pinheiro Júnior que acompanha as investigações em vistoria na casa do réu não encontrou provas, mas encontrou um anel de ouro comprado usando o cartão de credito da vitima em uma joalheria local no valor médio de R$ 445,00 reais na casa da namorada do réu.

Funcionaria da loja vai ser ouvida para prestar informações sobre o uso do cartão de credito. Segundo informou a funcionária que não teve o seu nome revelado, ele fez a compra pela manhã e voltou à tarde para comprar outra jóia, situação que causou espanto a vendedora que não concretizou a segunda venda. A jóia encontra-se na delegacia para ser periciada e entregue a quem de direito. Outros gays na cidade dizem serem vitimas do Pedro, mas por medo e homofobia internam não prestam queixas como fez Helio. As buscam continuam na tentativa de encontrar os demais pertences da vitima. Mas, com a captura do anel na casa da namorada, acaba-se concluindo que ele mente quando diz não ter se envolvido com Helio. (Notícia atualizada em 17/12/09 as 15hs)

Nenhum comentário: