sábado, novembro 28, 2009

Relatório de Viagem

Relatório de viagem

Data: 12/11/2009 à 15/11/2009
Local – Rio de Janeiro – RJ - Circo Voador e Universidade Veiga Alves ( UVA)
Evento: Enong 2009


12.11.2009 – Aprovação do regimento interno e mesa de abertura . Não participei destes eventos, pois estava finalizando a minha participação na Comissão de articulação dos movimentos sociais em Aids –CAMS do departamento de Aids, discutindo o Fórum Ungass e a visão da sociedade brasileira sobre a resposta a Aids.
13.11.2009 – Pela manhã participei do eixo Prevenção e Hierarquia de Riscos, com exposição de Jorge Beloqui do Grupo Pela Vidda – SP . Aqui foram colocados os grupos sociais mais vulneráveis ao HIV/Aids, entre eles os Gays e Outros Homens que fazem sexo com Homens – HSH e travestis, além de usuários de drogas, trabalhadores/as do sexo. Falou-se da necessidade de ter uma prevenção mais potencializada junto a estes públicos –alvo de forma a reduzir os índices de infecção e exposição. Logo depois fomos para os grupos de Trabalho onde ajudamos a melhorar a redação de variadas propostas vindas do grupo de debate.

No período da tarde participei do eixo diagnóstico precoce, aconselhamento, adesão e acesso com Tercila Hofner – MG . No grupo foram discutidos os acessos ao teste rápido, críticas com relação a testagem em eventos de massa como paradas, necessidade de um acompanhamento ético e técnico no teste rápido. . Logo depois fomos para os grupos de Trabalho onde ajudamos a melhorar a redação de variadas propostas vindas do grupo de debate.


14.11.2009 – Participei do Grupo que discutiu Homofobia, Lesbofobia, Transfobia, aidsfobia nos serviços públicos e outras arenas sociais, com Irina Bacci do grupo pela VIDDA SP e Gustavo do Somos – RS e4 adriano Caetano do grab Ceará. Foram levantados problemas referentes a prevenção, diagnóstico, tratamento de pessoas LGBT e as variadas ocorrências de preconceito, discriminação e violências. Foi sugerido uma grande mobilização social e governamental no sentido de vencer a Aidsfobia. . Logo depois fomos para os grupos de Trabalho onde ajudamos a melhorar a redação de variadas propostas vindas do grupo de debate.


Pelo período da tarde participei do grupo sobre controle social e defesa de políticas públicas, descentralização e acesso a fundos públicos, com Mário Sheffer SP, Ernandes –PA e Sandro Rosa – MT. Foram debatidos os variados espaços de participação social como conselhos de saúde, Cnaids, Cams e a necessidade de um acompanhamento permanente dos Planos de ações e metas e a descentralização da Aids. . Logo depois fomos para os grupos de Trabalho onde ajudamos a melhorar a redação de variadas propostas vindas do grupo de debate.
15.11.2009 – Foi feita uma mesa devolutiva nacional das participações do movimento na Cnaids, Cams, CNS, Mercosul e GTs e logo depois uma plenária final onde foram aprovadas variadas ações e votados os nomes dos representantes do movimento social em Aids para os variados espaços de controle social da Aids no Brasil.

Léo Mendes

Nenhum comentário: