sábado, novembro 28, 2009

Relatório de Viagem













Relatório de viagem

Data: 21 A 24 DE Novembro de 2009
Local –Lima – Peru – Palacio de La Nacion
Evento: IV Foro Comunitario Lationoamericano y Del Caribe em VIH/Sida e Its
Apoio: Departamento de Aids, DST e Hepatites Virais

Objetivos :

O foro é um espaço para que a sociedade civil organizada dos países latinos americanos e do Caribe envolvidas na prevenção,atenção, mobilização,advocacy e pesquisa em HIV possam se articular, capacitar, informar e fortalecer.

Redes :
Redla + - Rede latino Americana de Pessoas vivendo
RedlacTrans – Rede latinoamericana e do Caribe de pessoas Travestis e Transexuais.
RedTrasex – Rede Trabalhadoras do Sexo
ICW Latina – Rede de Mulheres vivendo
Relard – usuários de Drogas

Asical – Gays e Hsh
MLCM
Coasce
Lacasso

21.11.2009 – Participei da primeira plenária sobre acesso universal a atenção integral , prevenção e tratamento de HIV/Aids na Região latina e Caribe. Foi falado sobre as conquistas e desafios do contexto do acesso universal na América latina e Caribe, manutenção do tema HIV na agenda de desenvolvimento, 25 anos de Aids e a questão dos direitos humanos e exercício da cidadania no contexto do acesso universal, avanços sobra a investigação biomédica e social sobre a prevenção, identificação e abordagem de barreiras que dificulktam a prevenção e atenção integral das populações vulneráveis.

No intervalo dos debates percorri os variados stands de redes e de programs de AIDS dos diversos países sobretudo o Brasil.
Ainda no dia 21.11.2009 participei da área temática sobre prevenção dentro das lições aprendidas para a prevenção de populações com elevada prevalência em HIV. Aqui foram faladas de estratégias e intervenções para usuários de drogas. Modelos de atenção para Homens que fazem sexo com Homens – HSH , lições aprendidas com experiências com pessoas Trans e por fim com trabalhadoras do sexo.

Logo depois participei de uma mesa sobre resposta social sobre direitos humanos, estigma e discrminação e direito a saúde. Foi falado sobre o impacto do HIV na situação dos direitos humanos e direito a saúde de mulheres, crianças, . Direito a saúde, intervenção para diminuir a Homofobia e tranfobia, o estigma e a discriminação por causa da infecção por HIV ou orientação sexual na atenção da saúde. Direitos sexuais e reprodutivos com mrelacao as questões culturais e de gênero. Direitos sexuais e reprodutivos de casais vivendo com HIv e sendo sorodiscordantes.

No período da tarde participei da área de prevenção e estratégias de comunicação par prevenção. Foi falado sobre a evolução da comunicação para a prevenção em HIV, o que funciona e o que não funciona.Utilidade das Intervenções comportamentais – TIC como estratégia para a prevenção do HIV/Aids. Obstáculos e desafios para comunicação e prevenção na epidemia concentrada.MTV e Jovens – Comunicação para a prevenção através dos meios de comunicação de massa.
22.11.2009
Comecei o dia na Plenária sobre multisetorialidade na resposta e mobilização social na região para fazer frente a epidemia do HIV. Foi falado sobre as alianças e respostas regionais. Abordagem das raíxes da vulneravbilidade , dentro da estratégia regional do HIV, diversidade sexual e direitos huamnos. Esforço conjunto do setor saúde e educação na resposta da epidemia dentro da declaração ministerial de prevenção com educação.Alianças estratégicas para mobilizar a sociedade.Desafios para a multisetorialidade dentro da perspectiva comunitária.

Logo de´pois participei da sessão temática sobre ciências básicas, casos de resistência a ATR nos progrqamas de tratamento.Foi falado do plano integrado para implementação na America Latina da estratégia munidal para monitorar a resistência ao HIV. Genotipagem e resistência, resistência primaria e secundaria e outros fatores para a resistência sobre o olhar comunitário.

Depois participei de uma sessão temática sobre ações e estratégias e modelos de prevenção segundo contextos e atores.Foi falado da prevenção do HIV, as experiências e metodologias de trabalhos com jovens. Hiv e pessoas com necessidades especiais ( deficientes auditivos, físicos, visuais, mentais) e como fazer prevenção com estas pessoas. Estrategias de prevenção e participação de populações indígenas. Intervenções de prevenção em populações em situação de prisão.

No período da tarde participei do grupo de trabalho sobre a agenda comunitária estigma e discriminação.
No período da noite participei de uma festa de confraternização do IV Foro Comunitário latino americano e do Caribe em HIV/Aids e DST – celebrando a Vida no bairro de Miraflores em Lima.
23.11.2009

Participei da plenária final sobre acesso universal e a atenção integral de prevenção e tratamento. Foi aprovada a realização do próximo fórum no Brasil, em 2012.Foi feito um taller sobre a rede de Homens Bi, gays e HSH. Logo depois o encerramento com uma passeata aos redores de onde foi realizado o Forum Comunitário, com diversas palavras de ordem sobre o acesso universal e o fim do preconceito.


Léo Mendes

Nenhum comentário: