sexta-feira, junho 19, 2009

SAÚDE - Só 18% da população usa camisinha no Centro-Oeste


Fonte www.opopular.com.br de 19 de Junho

18% da população usa camisinha
Número, relativo à região Centro-Oeste, é de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em todo o País

Erika Lettry

Dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde mostram que 97% da população do Centro-Oeste sabe como se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis (DST), mas apenas 18,6% dela recorreu ao preservativo em todas as relações sexuais praticadas no último ano. Os números são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade (PCAP), realizada em novembro do ano passado com 8 mil entrevistados de todo o País.

Para a sexóloga Alba Lucínia de Sensi, os dados refletem a falta de campanhas constantes de conscientização, mas também a pouca sensibilização da população. “Muitas pessoas acham que estão imunes às doenças. Além disso, elas deixam de usar a camisinha porque acreditam que vão perder a libido”, diz.

Os números da Região Centro-Oeste são bastante próximos aos da média no Brasil. De acordo com o estudo, 48,4% da população do Centro-Oeste deixou de usar camisinha nas relações que tiveram com parceiros casuais, contra 53,5% no País.

Um dos dados mais alarmantes refere-se ao abandono dos preservativos por casais estáveis. No Centro-Oeste, 83,3% dos entrevistados declararam não terem usado camisinha com parceiros fixos nos últimos 12 meses.

O estudante Daniel Carvalho, de 24 anos, faz parte desta estatística. Ele namora há dois anos e conta que abandonou o preservativo quando completou 4 meses de namoro. Na ocasião os dois realizaram testes médicos para verificar se tinham DST. “Constatamos que não tinha nenhum problema e ela começou a usar pílula anticoncepcional”, afirma.

Fatores
O Departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde, responsável pelo estudo, identificou alguns fatores para a adoção do preservativo. Segundo o levantamento, homens têm 40% mais chance de usar camisinha que as mulheres. Além disso, quanto mais jovem maior a probabilidade de uso do preservativo (a cada ano o uso diminui 1%).

No caso dos brasileiros com idades entre 25 e 49 anos foram 17,2% que declararam usar camisinha em todas as relações. Já entre pessoas de 50 até 64 anos este número é ainda menor: apenas 10%. “Acho que o fator idade influencia muito. Casais mais velhos acham que já conhecem bem o parceiro e que por isso não precisam se prevenir”, avalia a sexóloga.

Nenhum comentário: