domingo, abril 18, 2010

Pedofilia e Homossexualidade

Pedofilia e Homossexualidade

Klecius Borges
Psicólogo e psicoterapeuta


A pedofilia, entendida tecnicamente como a pratica de atividades sexuais entre um adulto e um pré-púbere (menor de 13 anos) é considerada um desvio sexual ou uma parafilia.
Já o abuso sexual, envolve a prática sexual entre indivíduos com diferença de idade de no mínimo cinco anos, tendo o mais velho no minimo 16 anos. Do ponto de vista legal, há diferenças culturais importantes, mas a maioria das sociedades contemporâneas considera crime a pratica sexual (tanto a pedofilia como o abuso sexual) entre adultos e menores de idade. Os homens cometem mais abusos, mas há também mulheres abusadoras.

Tanto a pedofilia quanto o abuso sexual não estão diretamente relacionados à orientação sexual. São cometidos tanto por endividemos heterossexuais quanto homossexuais. Nos pedofilos o desejo sexual é freqüentemente dirigido a um objeto criança, não importando muito o gênero dela. Alguns especialistas apontam que para o pedofilo a variável determinante é a acessibilidade, o que explicaria a incidência dessa prática em comunidades onde o acesso à criança é facilitado. O pedófilo é portanto, estimulado pela condição de criança e não pelo gênero. Por outro lado, o abusador sexual é normalmente estimulado mais pelo exercício do poder sobre um individuo impotente diante das circunstâncias (dai a ocorrência freqüente por parte de familiares ou conhecidos da criança) do que pela sexualidade em si.

A associação que se faz entre pedofilia e abuso sexual e a homossexualidade é resultante da aversão que a sociedade tem às sexualidades minoritárias e reflete o preconceito social e cultural estabelecido e cultivado pelos setores mais tradicionais, como por exemplo a maioria das religiões. Ela não se sustenta à luz das pesquisas e estudos sérios sobre a sexualidade.

São Paulo, 13 de Abril de 2010.

Um comentário:

Carlos Zeuxis MSc BSc A.M. disse...

MUITO BOM O TEXTO PARABÉNS VOU CITÁ-LO SEMPRE QUE PRECISAR E REFERENCIAR O TEU BLOG.
ABRAÇÃO