Nota Oficial das Lideranças LGBT do Distrito Federal
No ano de 2009 ocorreram 5 Paradas LGBT em todo o Distrito Federal, resultado do Projeto Paradas da Diversidade LGBT das Cidades do Distrito Federal envolvendo Sobradinho, Ceilândia, Gama, Paranoá e Recanto das Emas. O projeto teve o propósito de levar à população das diferentes regiões administrativas do Distrito Federal a visibilidade e o debate acerca das necessidades e conquistas da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, buscando deslocar um pouco as discussões que estavam concentradas apenas no Plano Piloto.
A I Parada LGBT de Sobradinho, a I Parada LGBT do Gama, a I Parada LGBT do Paranoá, I Parada LGBT de Ceilândia e a II Caminhada LGBT da Cidade do Recanto das Emas, realizadas durante o ano de 2009, tiveram juntas um público de mais de 10 mil pessoas em sua primeira edição.
O Projeto das Paradas da Diversidade LGBT das Cidades do Distrito Federal foi idealizado pelas ONG’s Elos LGBT do Distrito Federal e Entorno (Elos LGBT/DF), ACOS - Ações Cidadãs em Orientação Sexual, Integração – Grupo LGBTS do Recanto das Emas/DF, Grupo Amizade LGBT do Gama/DF, Grupo Fraternidade do Paranoá/DF e Núcleo LGBT da Federação das Mulheres Unidades de Brasília e Entorno (FEMUBE/Núcleo LGBT). Os Grupos Elos LGBT/DF, ACOS e Integração LGBTS apoiaram as lideranças do Gama e do Paranoá nessa iniciativa de promover suas Paradas.
No último dia 13 de março de 2010 nós, lideranças LGBT das cidades do DF subscritas, finalizamos o Projeto Paradas da Diversidade LGBT das Cidades do Distrito Federal – Edição 2010, em construção desde janeiro e fechamos o debate sobre as datas de realização das Paradas LGBT em cada cidade satélite do Distrito Federal.
As lideranças do Paranoá e do Gama, com o apoio e coordenação da ONG Elos LGBT/DF, formalizaram a fundação dos grupos LGBT de suas respectivas regiões: Amizade LGBT do Gama/DF e Entorno (AMIZADE) e Grupo Liberdade, Igualdade e Fraternidade LGBT do Paranoá/DF (GLIF), assim como a eleição das respectivas diretorias e aprovação de seus estatutos. Os integrantes das novas entidades assumiram o compromisso de defender a causa da população LGBT em suas cidades e continuar a realização das Paradas.
O Brasil só tem a ganhar com a criação e desenvolvimento de mais entidades em defesa dos direitos humanos, civis e da cidadania da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Distrito Federal.
“Meu voto, minha cidadania!
Voto não Homofobia.”
As Paradas LGBT do DF neste ano de 2010, bem como todas as ações de divulgação, mobilização e de conscientização, usarão o tema acima, com foco na ocupação dos espaços de poder e na importância do voto de cada LGBT para a conquista de seus direitos e da sua cidadania.
CALENDÁRIO
Paradas da Diversidade LGBT do DF - 2010
• 04 de julho - II Parada LGBT do Paranoá
• 18 de julho – II Parada LGBT de Sobradinho
• 01 de agosto – II Parada LGBT de Ceilândia
• 22 de agosto – II Parada LGBT do Gama
• 26 de setembro – III Caminhada LGBT do Recanto
No mais, afirmamos o nosso compromisso com o 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e contra a homofobia e a I Marcha Nacional contra a Homofobia, a se realizarem em Brasília no dia 19 de maio de 2010, às 9h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Subscrevem:
ACOS - Ações Cidadãs em Orientação Sexual
Elos – Grupo LGBT do Distrito Federal e Entorno
Grupo Amizade LGBT do Gama/DF e Entorno
Integração – Grupo LGBTS do Recanto das Emas
GLIF - Grupo da Liberdade, Igualdade e Fraternidade LGBT do Paranoá
Nenhum comentário:
Postar um comentário