terça-feira, março 16, 2010

ONG LGBT É FUNDADA EM RIO VERDE GOIÁS

A/C LÉO MENDES
Jornalista
C/C Diário da Manhã e “Coluna do Meio”


Rio Verde
Primeira ONG direitos humanos LGBT elege e empossa diretoria e conselho fiscal
Dentre outras ações, a recém-criada ACDHRio pretende inserir Rio Verde no calendário nacional das Paradas do Orgulho LGBT de 2010 e implantar uma emissora de rádio LGBT ou rádioweb LGBT

Data: 15/03/2010 Horário: 20h30min Local: Rio Verde (GO)

Na manhã do sábado, 13 de março, foi eleita e empossada a primeira Diretoria Executiva e o primeiro Conselho Fiscal da recém-criada organização não-governamental (ONG) pró-cidadania e direitos humanos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) - a "Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO (ACDHRio)".
A ACDHRio é uma instituição social sem fins lucrativos e com pessoa jurídica de direito privado. O fundador da nova ONG LGBT de Goiás, jornalista Terry Marcos Dourado, que também é radialista e bacharel em Direito, foi eleito e empossado na Presidência da ACDHRio com mandato de três anos, ou seja, até 13 de março de 2013.
A Diretoria Executiva ainda é composta pelos membros: Karla Silva de Oliveira (a "Kakau"), como secretária geral; e Júlio César Pires de Souza, como tesoureiro. Para o Conselho Fiscal, foram empossados os membros: Gilbran Assis de Oliveira, primeiro conselheiro; Vagniton Luís do Nascimento Júnior, segundo conselheiro.
PROJETOS - O presidente da ACDHRio já possui alguns projetos em benefício da comunidade rio-verdense, em especial os LGBT do município. Entre as metas do presidente estão: a realização da I Parada do Orgulho LGBT de Rio Verde, em meados de agosto ou setembro; e a realização de atividades e/ou campanhas educativas e socioculturais de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com destaque para a Aids.
Outra forte e expressiva atuação da ACDHRio será o combate a homofobia (rejeição e/ou aversão a qualquer forma de expressão da sexualidade diferente dos padrões heteronormativos, principalmente os gays) e à lesbofobia (Rejeição e/ou aversão a lésbicas.) em Rio Verde e região.
Ainda de acordo com Dourado, a ACDHRio pretende implantar nos próximos três anos em Rio Verde, a primeira rádio comunitária LGBT de Goiás ou, não sendo possível, uma rádioweb LGBT na internet. "Por enquanto, este é um grande desejo nosso que pretendemos realizar, dentre outras ações, durante o nosso mandato", disse o presidente.
A ACDHRio passa a integrar a rede de 237 organizações congêneres que compõem a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). A ACDHRio também passa a fazer parte das oito organizações goianas que formam a Aliança LGBT de Goiás (ALGBT-GO). A ACDHRio se prepara para, em maio, representar a cidade de Rio Verde e o Estado de Goiás na I Marcha Nacional Contra a Homofobia e o I Grito da Cidadania Contra a Homofobia, em Brasília.
Como seu próprio nome afirma, a ACDH é, antes de qualquer coisa ou objetivo, uma associação de pessoas e de objetivos. No dia-a-dia da ACDHRio, em todos os seus momentos, vamos estar de braços e de coração abertos para receber qualquer tipo de apoio e/ou colaboração da sociedade, seja através de doações, parcerias ou do trabalho voluntário.
“Qualquer ajuda ou contrapartida da sociedade será sempre bem-vinda e bem-recebida. Afinal, tudo que a ACDHRio faz ou vier a fazer é e será pensando no bem-estar coletivo de toda uma sociedade, a sociedade que compõe e, a cada dia, escreve a história e consolida o progresso e o desenvolvimento do município de Rio Verde, um dos mais importantes no contexto econômico de Goiás e do Brasil, mas que infelizmente ainda possui um altíssimo grau de homofobia, a exemplo de Goiás, um dos estados mais homofóbicos do Brasil. E também para tentar reverter esta situação inaceitável e inadmissível para uma cidade que aspira o progresso e o desenvolvimento, consolidamos a ACDHRio, uma associação que, paralelo às ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)/Aids, vai lutar diariamente para a divulgação dos direitos da pessoa humana LGBT e, consequentemente, cobrar de quem for de direito o real cumprimento destes direitos”, ressaltou Dourado.

CONTATOS:
Terry Marcos Dourado (Dourado)
Fones: (64) 3636-4502 / Celular: (64) 8116-8769 (TIM)
E-Mails: acdhrio@yahoo.com.br OU terrymarcos@hotmail.com
Na Internet, acesse: www.acdhrio.blogspot.com



Rio Verde (GO), 15 de março de 2010.




Bel. Terry Marcos de Oliveira Barros Dourado
Presidente da ACDHRio – Rio Verde/GO
Jornalista e Radialista – Reg. MTE nº 2.096/00-DRT/GO
Membro da Associação Goiana de Imprensa (AGI) – Mat.: 1.995/00

6 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, deixe-me saber seu e-mail para enviar-lhe uma informação. Obrigado.

Mazuk Morais disse...

Café com Cinema
apresenta:
FILME: KINSEY
Dia 24 de Abri l (sábado) às 19h

Promoção:
Centro Cultural CARAVÍDEO e
Igreja Anglicana de Goiânia

Venha participar do Lançamento da PASTORAL DA DIVERSIDADE SEXUAL da Igreja Anglicana de Goiânia (IEAB), que inicialmente abriu esta possibilidade ao público homossexual e que agora amplia sua abrangência para toda a diversidade sexual humana. Nosso maior objetivo é trabalhar com a cura de nossos preconceitos no campo da sexualidade humana que nos impedem de partilhar da riqueza da vida de tantas pessoas, que são excluímos de nosso convívio, porque são diferentes de nós.


LOCAL: Centro Cultural CARAVÍDEO: Rua 83, n. 361, SETOR SUL.

Fones: 3218 3873 e 8129 4513
REVERENDO ELIAS MAYER VERGARA

danielsimao disse...

oi como faco para ter participacao de ongs gls de goiania e regiao , gostaria de saber pois gostaria de participar e ir nos eventos

danielsimao disse...

QUAL QUER COISA MEU EMAIL E MSN E ESSE POR FAVOR ME DE RESPOSTA
E DANIEL2008HATO@HOTMAIL.COM . GOSTASRIA DE PARTICIPAR DE EVENTOS GLS E GLBT DE GOIAS

Christian disse...

Christiano

Olá Léo Mendes tenho o interesse de criar um ONG aqui em Goiânia, mas vejo que já temos a YPÊ ROSA. Que existe a vários anos. Gostaria de um contato seu para que eu possa, obter mais informações para iniciar uma ONG mais voltada para trabalhos sociais.

SILVANO NETO disse...

TUDO OBM TERRY SEI QUEESTOU TI ECOMODANDO MAIS EU PRESISOO MUINTOO DO NUMERO DE EDIMAR POSI SOU SILVANO NETO JA TC COM VOÇE SOU DA BAHIA QUERO VOLTA PRA RIO VERDE ESTOU DESEMPREGADO PIS JA TRABALHEI NA PERDIGÃO DE RIO VERDE