quinta-feira, novembro 05, 2009

MPF vai analisar declarações do governador Requião sobre gays

MPF vai analisar declarações do governador Requião sobre gays
Órgão solicitou as gravações dos programas exibidos pela RTVE. A Justiça Federal proibiu o governador de usar indevidamente a programação da tevê estadual

04/11/2009 | 20:17 | Adriano Kotsan Comunicar erros RSS Imprimir Enviar por email Receba notícias pelo celular Receba boletins Aumentar letra Diminuir letra O Ministério Público Federal (MPF) vai analisar as polêmicas declarações do governador Roberto Requião (PMDB) feitas durante a Escola de Governo, na Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE). Requião associou a incidência do câncer de mama em homens às passeatas gays. O MPF requisitou, nesta quarta-feira (4), cópias da gravação dos programas exibidos nos dias 27 de outubro e 3 de novembro à RTVE.

Nas duas datas Requião fez piadas sobre passeatas gays. A primeira declaração gerou uma onda de críticas contra o governador. Requião chegou a escrever uma carta aberta onde disse que foi impiedosamente criticado e que sempre lutou pela liberdade das minorias.

Saiba mais
Requião diz que foi "impiedosamente criticado" por declaração
Requião relaciona câncer de mama em homens a "passeatas gay"
Depois de declaração polêmica sobre passeatas gays, escola de governo tem palestra de diversidade
No entanto, passada uma semana, na terça-feira (3), o governador voltou a fazer piada com o assunto na Escola de Governo. Foi realizada uma palestra sobre diversidade no programa e foram apresentadas as políticas da administração estadual voltadas ao atendimento às minorias, como forma de rebater as críticas de movimentos sociais, parlamentares e até do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de que Requião seria preconceituoso.

Ao citar o pequeno público que ocupava as cadeiras do auditório do Museu Oscar Niemeyer, o governador falou novamente sobre passeatas gays. “O [Carlos] Moreira [secretário de gabinete] me informou que o auditório está vazio porque o pessoal ainda está voltando do Rio de Janeiro, onde houve passeata no fim de semana”, disse.

O governador referia-se à 14ª Parada do Orgulho Gay do Rio de Janeiro, que ocorreu no domingo (1º). Durante o evento, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, fizeram duras críticas a Requião pela declaração da semana passada. “Preconceito dá câncer, faz mal à saúde e pode matar”, disse o Minc. “Eu lamento, não há nada mais nojento do que o preconceito. Lamento que haja político atrasado dessa maneira”, declarou Cabral.

Multas

Roberto Requião está obrigado, pela Justiça Federal, a se abster de utilizar indevidamente a programação da Rádio e da RTVE, sob pena de multa. Já foram aplicadas ao governador quatro multas, cujo valor total é de R$ 850 mil, até agora, por descumprimento dessa decisão judicial.

A última delas, no valor de R$ 200 mil, foi imposta em agosto de 2009, em razão dos ataques feitos ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), seu adversário político. A reportagem procurou a RTVE para comentar o assunto, mas não encontrou a pessoa responsável para falar sobre a medida tomada nesta quarta pelo MPF.

Nenhum comentário: