terça-feira, outubro 06, 2009

DIA DE SAIR DO ARMÁRIO


O ativista Cleve Jones e o presidente dos EUA Barack Obama podem estar juntos na Marcha Nacional pela Igualdade, em Washington


No próximo dia 11 de outubro, os Estados Unidos celebram seu tradicional National Coming Out Day, ou o Dia Nacional de Sair do Armário. O objetivo é estimular jovens e adultos a assumirem publicamente sua orientação sexual.

O evento coincide com a National Equality March (Marcha Nacional pela Igualdade), em Washington, que tem como organizador um dos principais ativistas norte-americanos, Cleve Jones, que começou na luta pela igualdade de direitos ao lado do célebre Harvey Milk, primeiro gay assumido a ser eleito para cargo público no país.

E Jones quer contar com uma participação especial na Marcha deste ano: Barack Obama. No final do mês de setembro, Jones enviou uma carta ao presidente dizendo que os LGBT “também têm um sonho”, referindo-se à famosa frase de Martin Luther King.

“Eu comparo nossa Marcha com a Marcha pelos direitos civis de 1963. Martin Luther King tinha um sonho; nós também temos um sonho. Compartilhamos a crença de Dr. King na dignidade e igualdade de todas as pessoas e o seu compromisso de acabar com a violência. E nós compartilhamos a fé dele de que a justiça prevalecerá”, diz Jones na carta a Obama.

Em outro trecho Jones pede: “Nós o convidamos a se juntar a nós no Capitólio, no dia 11 de outubro. Pedimos que pegue o microfone e renove nossa fé de que Washington trabalhará conosco e não contra nós. Desejamos que lembre o mundo de que somos membros bem-vindos desta nação”.

No recente filme Milk - A Voz da Igualdade, Jones foi interpretado pelo ator Emile Hirsch, que também protagonizou os filmes Na Natureza Selvagem e Speed Racer.

Nenhum comentário: