quinta-feira, setembro 17, 2009

SAUDE

Seminário marca os 20 anos da Decração dos Direitos das Pessoas com HIV/Aids

De 24 a 26 de setembro, os Grupos SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, GAPA/RS e ABIA/RJ estarão realizando em Porto Alegre o Seminário que marca a passagem dos 20 anos da “Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do vírus da Aids”, reunindo cerca de 80 ativistas, pessoas que vivem com HIV/aids e profissionais de saúde de todo o país.

O Seminário irá relembrar a história da aids em nosso país, inclusive os indesejados momentos em que a discriminação e o preconceito suprimiram direitos às pessoas infectadas pelo HIV, decretando sua morte civil. Ao mesmo tempo, buscará realizar uma análise crítica das condições atuais do enfrentamento da epidemia, reiterando a importância do protagonismo das pessoas com HIV/aids.

Sobretudo, é uma homenagem ao homem que inventou o brado de “Viva a Vida” e que imaginou a solidariedade como o mais efetivo caminho para a cidadania: Herbert Daniel afirmou, por voz e gesto, que o primeiro elemento da luta contra a aids, do ponto de vista individual e coletivo, é o absoluto respeito aos direitos das pessoas que vivem com o HIV.

Foi dele a iniciativa de produzir a Declaração comemorada, lançada durante o II Encontro Nacional de ONGs/ Aids, em outubro de 1989, na capital gaúcha. Para ele, a solidariedade é o mais seguro dos efeitos colaterais do existir e a melhor terapêutica contra a negação de direitos.

Em nome de Herbert Daniel, o Seminário faz uma homenagem a todos os que viveram e vivem com aids, e a todos que lutaram e lutam pelo reforço da cidadania e pela construção de uma sociedade mais justa, mais igual na diversidade e mais solidária.

Seminário "20 anos da Declaração dos Direitos da Pessoa com HIV/Aids"
De 24 a 25 de setembro
No City Hotel, em Porto Alegre

Assessoria de Imprensa

Alexandre Böer
Jornalista e Coord. Projetos
SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade
www.somos.org.br

Telefone: 51.3233.8423 - 8125.7536

Nenhum comentário: