sábado, agosto 01, 2009

INTERNACIONAL - Revista do exército britânico publica foto de militar Gay na capa


Revista do exército britânico publica foto de militar Gay na capa

No seio da Guarda de Coldstream, onde a testosterona costuma ditar o comportamento de dezenas de soldados britânicos, o então tenente Mark Wakeling era conhecido como "brutamontes" .

Entre seus colegas, o rapaz sempre se orgulhava de ser o mais durão, aquele com a melhor forma física, e, obviamente, o mais agressivo. O militar ria de piadas homofóbicas e dizia que era o mais hétero dos heterossexuais. Porém, há 10 anos, Wakeling assumiu sua Homossexualidade.

Este mês, pela primeira vez na História, a capa da "Soldier", revista oficial do Exército britânico, mostra o soldado Gay e fardado James Wharton sob o título "Orgulho".

A edição mostra que uma década após as Forças Armadas suspenderem a proibição de Homossexuais na caserna, o Exército finalmente se sente à vontade com o novo perfil de seus componentes.

Militares britânicos hoje marcham em Paradas Gays em seus uniformes e há poucos meses o chefe do Exército, general Richard Dannatt, fez História ao discursar em um congresso da comunidade GLBT.

Para Wakeling, que interrompeu a sua carreira militar devido à orientação sexual, a notícia da capa com o soldado Wharton pode abrir novos caminhos.

"Não tenho palavras para dizer o quão fantástico é para eles (militares) serem eles mesmos. Me arrependo por ter desistido. Sinto que não atingi as minhas ambições no Exército. Foi trágico. Eu era um bom soldado e poderia ter tido uma carreira bem sucedida" - explicou Wakeling

A mudança que permitiu o serviço de Homossexuais no Exército britânico ocorreu em janeiro de 2000, após dois anos de batalha na Justiça envolvendo três Gays e uma Lésbica liberados da Marinha Real e da Força Aérea Britânica (RAF) após a descoberta de sua Homossexualidade.

Não há números oficiais de Homossexuais no Exército britânico, mas estima-se que 8% da instituição (14 mil) sejam Gays. Alguns, no entanto, ainda são cautelosos. Uma pesquisas do site proud2serve mostra que dois terços assumem a sua Homossexualidade com orgulho para os colegas.

http://migre. me/4rV8

Nenhum comentário: