sábado, agosto 01, 2009

JUSTIÇA -Procuradora quer que STF garanta troca de nome às Trans


A procuradora da República Deborah Duprat propôs, ainda como procuradora- geral em exercício, uma ação direta de inconstitucionalida de (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja reconhecido o direito das Transexuais substituírem o prenome e o sexo no registro civil, independentemente da realização de cirurgia de transgenitalizaçã o.

Segundo Deborah Duprat, o não reconhecimento deste direito dos Transexuais viola os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da vedação à discriminação odiosa, da igualdade, da liberdade e da privacidade.

"Impor a uma pessoa a manutenção de um nome em descompasso com a sua identidade é, a um só tempo, atentatório à sua dignidade e comprometedor de sua interlocução com terceiros, nos espaços públicos e privados", ressaltou Duprat.

Para a procuradora, não é a cirurgia que concede ao indivíduo a condição de Transexual. A troca de prenome seria justificável sempre que o gênero reivindicado não esteja apoiado no sexo biológico.

Duprat lembrou ainda que "o não reconhecimento do direito expõe as Transexuais a danos gravíssimos, em especial os abalos à auto-estima e o sofrimento pelo preconceito cotidiano, o que não é passível de reparação a qualquer tempo."

A procuradora pediu ao STF que convoque audiência pública para debater a questão. A ação proposta foi formulada com base em representações feitas pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e pela Articulação Nacional de Travestis e Transexuais.

http://migre. me/

Nenhum comentário: