sexta-feira, agosto 28, 2009

EDUCAÇÃO

Homofobia aumenta número de casos de evasão escolar


Cerca de 20% dos alunos gays acabam abandonando as salas de aula devido a preconceito. Discriminação também contribui para a violência
POR MAHOMED SAIGG, RIO DE JANEIRO - o Dia fonte FONTE: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3962747-EI8139,00.html

Rio - Fora da grade curricular, uma 'disciplina' reprovável vem excluindo alunos homossexuais das salas de aula no Rio: a homofobia. Alvos de preconceito por sua orientação sexual, estudantes gays, lésbicas e travestis estão deixando a escola por causa da discriminação. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), cerca de 20% dos alunos homossexuais que iniciam o ano letivo não suportam a perseguição e abandonam os estudos.



Felipe diz que já perdeu a conta de quantas vezes brigou na escola e já pensou em largar os estudos
Condenada pelos educadores, a 'matéria' também gera outro grave problema no ambiente escolar: o aumento da violência. Cansados de provocações constantes de colegas e até de professores, muitos estudantes acabam perdendo o controle - e a razão - e partindo para a agressão.

Este foi o caso de Felipe Sanches, 18 anos. Aluno do 3º ano do Ensino Médio numa escola da rede pública, em Nova Iguaçu, ele conta que desde que assumiu sua homossexualidade, há dois anos, perdeu a conta de quantas vezes brigou na escola. "Nunca tinha discutido no colégio até assumir que era gay. Mas depois as provocações começaram. Na maioria das vezes até faço de conta que não é comigo. Mas às vezes o sangue ferve e aí fica impossível não reagir. Quando vejo já parti para briga", confessa Felipe, que já pensou em abandonar a escola por causa do preconceito.

Menos tolerante que Felipe, o travesti Roberta, 26 anos, revela que largou a escola no 2º ano do Ensino Médio depois que um professor debochou do fato de ele ser homossexual durante uma aula. "Ele vivia jogando piadinhas, fazendo insinuações maldosas a respeito da sexualidade, mas nunca tinha sido direto. Certo dia me cansei e lhe perguntei o que tinha contra os gays. Ele se assustou, disse 'nada', mas começamos a discutir até que ele me mandou sair da sala. Envergonhada, saí e nunca mais voltei", conta Roberta.

Diretora do Sepe, a professora Eliza Henriques Martins, 43 anos, que é lésbica, afirma que os professores no Rio não estão preparados para lidar com situações de conflito geradas pela homofobia. "É esse despreparo que permite que a homofobia siga agravando não só o problema da evasão escolar, como também o do aumento da violência nas escolas, que já está saindo do controle dos professores e diretores", alerta Eliza.

O problema da homofobia nos colégios do Rio é tão grande que o Sepe criou a Secretaria de Gênero e Combate à Homofobia. "Através desta secretaria nós começamos o Seminário de Múltiplos Olhares, através do qual promovemos debates e reuniões para debater o problema da homofobia dentro das escolas", explica a também diretora do Sepe Marize de Oliveira Pinto, 50 anos, que é heterossexual e condena a homofobia.

"Todos têm direito à educação, seja lá qual for a sua orientação sexual. Não podemos aceitar que jovens sejam obrigados a abandonar os estudos e tenham que usar a força física para que sejam respeitados", ressalta.

Estado lançará projeto de combate a problema

Atenta aos problemas gerados pelo preconceito contra homossexuais, a Secretaria Estadual de Educação reconhece a gravidade da situação e anuncia o lançamento da Jornada de Educação e Cidadania LGBT e Combate à Homofobia. Voltado para a orientação de professores sobre como lidar com as diferenças nas salas de aula, o projeto será levado para todo o estado e deverá capacitar dois mil professores até o fim do ano.

>>Denuncie casos de homofobia em sua comunidade ou em sua escola. Escreva

"Nosso objetivo principal é sensibilizar a comunidade escolar para o tema. Precisamos valorizar a questão da diversidade para garantir a permanência de todos os nossos alunos até que eles concluam seus estudos", destaca a coordenadora de Diversidade Educacional da Secretaria, Rita de Cássia Rodrigues.

"Negar a homofobia nas escolas é o mesmo que negar a existência dos homossexuais nas salas de aula", afirma Rita, lembrando que os alunos não são os únicos que sofrem com a homofobia. "Também temos professores nessa situação. Alguns são homossexuais, mas não assumem sua orientação sexual por medo da reação dos alunos e dos próprios colegas de profissão. Isso precisa acabar", decreta.

Preconceito se reflete no mercado de trabalho

A evasão escolar provocada pela homofobia nas salas de aula preocupa pesquisadores e militantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis). "Se entrar no mercado de trabalho hoje em dia já está difícil para quem estudou, imagine para quem não concluiu seus estudos?", destaca a psicóloga Sílvia Ramos, que é Coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec).

"É por isso que a maioria dos homossexuais é de cabeleireiros ou está ganhando a vida prostituindo o corpo", completa o presidente da ONG Conexão G, Gilmar Santos.

Vítima do preconceito no mercado de trabalho, a transgênero Carla cursou a faculdade de Relações Internacionais e morou 14 anos na Europa, onde aprendeu a falar seis idiomas. "Ainda assim não consigo emprego aqui no Brasil. Envio meu currículo, mas, quando veem que sou homossexual, desistem de me contratar".

Brasil é o país mais homofóbico

Em comunidades carentes, o preconceito contra homossexuais surge mais violento e mais intolerante. O DIA está mostrando, desde domingo, relatos de gays, lésbicas, transexuais e transgêneros vítimas da discriminação. A ONG Conexão G, que atua na Maré, contabiliza ao menos um caso de agressão contra gays por dia. O Brasil ainda detém um triste recorde: o de país mais homofóbico do mundo. Entre 2007 e 2008, foram 190 assassinatos - ou um homossexual morto a cada dois dias. Quando não são mortos, gays muitas vezes são obrigados a abandonar sua comunidade.



Educação superior
Instituições selecionadas vão operar ações sobre diversidade
Quinta-feira, 27 de agosto de 2009 - 17:32
Mais de 50 instituições de ensino superior públicas, comunitárias e confessionais vão desenvolver em 2009 e 2010 cerca de 80 ações sobre temas da diversidade na educação pública. O resultado da seleção das instituições e dos projetos para quatro áreas da diversidade foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 27.

As instituições públicas receberã o recursos do Ministério da Educação para executar as propostas aprovadas. A seleção atende três tipos de projetos e um programa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

Procampo – O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) promove a qualificação de professores que trabalham nas escolas rurais sem curso de graduação. Dados da Secad indicam que são cerca de 30 mil professores sem a formação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). As propostas selecionadas propõem três objetivos: implantar novos cursos, manter turmas iniciadas em anos anteriores e abrir novas turmas. Para este programa foram selecionadas 30 propostas que serão desenvolvidas por 20 instituições.

Escola que Protege – Este projeto transfere recursos públicos para que instituições de ensino superior preparem professores, gestores e técnicos de escolas públicas e de conselhos escolares para identificar sinais de violência contra crianças e adolescentes e trabalhar para sua redução. Para o Escola que Protege, a Secad selecionou 16 instituições das cinco regiões do país.

Educação em Direitos Humanos – Onze instituições de ensino superior das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste foram selecionadas para criar materiais didáticos e paradidáticos sobre educação em Direitos Humanos. Os materiais se destinam à formação de crianças e adolescentes das escolas públicas da educação básica.

Reconhecimento da diversidade – Para o projeto Educação para a Promoção do Reconhecimento da Diversidade Sexual e Enfrentamento ao Sexismo e a Homofobia, a Secad selecionou 15 instituições de ensino superior de todas as regiões. As propostas atendem dois tipos de ações: oferta de cursos de formação continuada de profissionais da educação básica das redes públicas estaduais municipais, e produção de materiais didático-pedagó gicos e paradidáticos que promovam o reconhecimento da diversidade.

Instituições selecionadas – A relação das instituições escolhidas para as quatro ações da Secad está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 27, seção 3, páginas 45 e 46.

Ionice Lorenzoni
http://portal. mec.gov.br/ index.php? option=com_ content&view=article&id=14208

Um comentário:

Aline mansur disse...

Oi Leo, boa tarde!Fico muito feliz em constatar que existem pessoas como vc que lutam por uma sociedade mais pluralista,pois sou travesti e melhor que ninguém sinto as vezes isso na pele!Na verdade gostaria de saber se por acaso vc não teria como está me orientando a buscar um material sobre a acessabilidade das travestis nos seriços de saúde, pois sou graduanda em enfermagem e como projeto de conclusão de curso farei esse tipo de pesquisa aqui em juiz de fora, se puder me ajudar, desde já agradeço atenção,abços....