domingo, julho 05, 2009

LITERATURA - Livro fala sobre a solidão Gay

O ponto de partida da história se dá no apartamento de Henrique, que aguarda a chegada dos seus amigos Túlio e Rui para saírem rumo ao matadouro ou, como coloca o personagem de Henrique, "para o festival de carne", em uma reflexão a respeito da noite gay. A partir daqui temos uma ótima alegoria a respeito da vida gay a partir dos três personagens.

Tulio é o gay com o corpo trabalhado e que vive uma relação com um homem casado; Rui é a bicha fervida que adora ficar xoxando as pessoas e dando notas a respeito da beleza dos bofes.; já Henrique é aquele que vive a desilusão de duas relações amorosas que não deram certo e que questiona as suas idas e vindas aos clubes noturnos GLS. Para ele é tudo tão igual, as pessoas são as mesmas, só querem saber de sexo e ninguém está a fim de um relacionamento mais profundo. No caso, que vá além da cama.

Os três personagens podem ser uma pessoa e todas ao mesmo tempo. Rui, Henrique e Tulio sabem que dificilmente irão encontrar uma pessoa para se relacionarem além do sexo em uma boate - uma cilada comum da vida gay. Fora as boates e os bares, em sua maioria noturnos, quais outros espaços a comunidade homossexual tem para se relacionar? Esse é o grande conflito de Henrique, mas também pode ser encarado como o grande drama da comunidade gay. A diferença é que Henrique encara esse conflito de frente, enquanto seus amigos preferem não pensar a respeito, escolhem ficar no meio da pista rodando ao som de house e transitando de corpo em corpo.

Como diz o primeiro parágrafo do livro, as bichas de 25 e 35 anos podem ter duas reações. Uma é que se trata de um dilema datado e que para alguns não tem solução mesmo. A segunda reação pode ser o convite para mais uma vez refletirmos sobre o mundo gay do qual fazemos parte. Dentro do raciocínio do autor Márcio El-Jaick, a grande maioria dos gays procura um parceiro fixo, com quem possa compartilhar dos bons e maus momentos. Os seus personagens nadam na contramão desse raciocínio. Vivem dos parceiros sem nomes, do sexo anônimo na sauna, da ilusão de uma relação com um homem casado que se sabe de antemão que não irá para frente. Fadados à solidão?


Serviço:
"Anatomia da noite"
Autor: Márcio El-Jaick
Editora Summus/ Edições GLS
Preço: R$ 32,20

Nenhum comentário: