domingo, julho 05, 2009

CULTURA - exposição de fotos de icones Gays


A exposição "Ícones Gays", aberta na Galeria Nacional de Retratos, em Londres, apresenta 60 fotos selecionadas por dez homossexuais que escolheram seus ícones, suas fontes de inspiração, independente de sua orientação sexual.

Entre os retratos, está o escolhido pelo cantor Elton John. A foto em preto e branco de John Lennon, assassinado em 1980, representa a lembrança de quando os dois músicos dividiram um single "Whatever gets you through the night", de 1974.

"Apostei com John que a faixa seria número 1 nas paradas. Quando perdeu a aposta, ele concordou em apresentar-se comigo no palco do Madison Square Garden em Nova York. Por acaso, foi o último concerto que Lennon faria ao vivo em sua vida, e virou um momento definidor para mim", diz o texto de Elton, que acompanha a foto.

Quem não poderia ficar de fora da exposição é o ativista gay Harvey Milk (foto), assassinado em 1978, após ser eleito para um cargo público. A escolha de Milk foi do ator Sir Ian McKellen, o Gandalf do longa "O Senhor dos Anéis" e co-fundador do grupo Stonewall UK, em 1989.

“O primeiro homem abertamente gay a ser eleito para o cargo público em 1977. Apesar de sua popularidade com os seus eleitores e seu perfil nacional, ele foi assassinado em 1978, como um mártir de suas convicções", diz o texto de Ian.

O ex-ministro de governo britânico pelo Partido Trabalhista, Chris Smith, conta que escolheu pessoas que, apesar do reconhecimento, tiveram uma vida difícil. As três fotos de Chris são de personalidades que cometeram suicídio: Virgina Woolf, o matemático Alan Turing, que inventou o computador, e o alpinista e psiquiatra John Menlove Edwards.

Para Chris, "Turing se suicidou devido a sua sexualidade. Acho lamentável que alguém que contribuiu tanto para fazer do mundo moderno o que ele é tenha sido levado a se matar devido às atitudes de seu tempo."

Já Waheed Alli, co-fundador da produtora britânica Planet 24, fez jus ao nome da exposição e escolheu o grupo Village People, além de David Hockney e a princesa Diana.

Fonte:http://www.acapa.com.br/site/noticia.asp?codigo=8654&titulo=Exposi%E7%E3o+sobre+%EDcones+gays+%E9+inaugurada+em+Londres

Nenhum comentário: