sexta-feira, julho 03, 2009

COMUNICAÇÃO - Conferencia do paraná

A pauta LGBT na II Jornada pela Democratização da Mídia: rumo à Conferência de Comunicação de 11/07 a 05/09 de 2009.


Começa no próximo dia 11 de julho a II Jornada pela Democratização da Mídia: rumo à Conferência de Comunicação. O evento é organizado e promovido pela Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação (CPC/PR). O movimento LGBT do Paraná participa da CPC/PR e indicou Léo Mendes, jornalista e secretario de Comunicação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) para ministrar o “aulão” Contra o preconceito: o movimento LGBT e a comunicação no Brasil que acontecerá no dia 11 de julho na APP Sindicato. A participação nos eventos da jornada é gratuita. Inscrições podem ser feitas no site www.proconferenciad ecomunicacao. com.br





11/07, sábado às 14 horas

Contra o preconceito: o movimento LGBT e a comunicação no Brasil

Facilitador: Léo Mendes - Jornalista e secretario de Comunicação da ABGLT.



A orientação sexual e identidade de gênero de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais continuam sendo um fator de discriminação, fortemente ratificado pela mídia brasileira. A cobertura dada à Parada Gay, em São Paulo , e a morte de um rapaz e os assassinatos em Curitiba Paulista ressuscitam a discussão sobre o preconceito arraigado nos meios de comunicação brasileiros.

LOCAL: São Nobre da APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, n° 475 – 14° andar – Edifício Asa – Centro – Curitiba - PR







Conferência de Comunicação: uma agenda comum as lutas do campo popular



No final deste ano, entre os dias 1 e 3 de dezembro, acontecerá a I Conferência Nacional de Comunicação. Reivindicação dos movimentos sociais, este será o momento para demandar as mudanças que julgamos centrais para o setor.



A imagem da mulher na mídia, a criminalização dos movimentos sociais, o preconceito e a homofobia propagados pelos veículos de comunicação devem estar na pauta. Além disso, o fim do monopólio comercial, a revisão das concessões de rádio e tv, a implementação de um sistema público de comunicação e as rádios comunitárias serão bandeiras centrais para a verdadeira democratização da comunicação. Tudo isso em um cenário de digitalização e convergência das mídias.



Ajude-nos a construir essas mudanças. Junte-se à Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação (CPC/PR) e participe da II Jornada pela Democratização da Mídia: rumo à Conferência de Comunicação. Traga as demandas de sua entidade e colabore com a elaboração de um programa para esse momento.



Programação completa da jornada



11/07, sábado, às 9 horas

A imagem da mulher na mídia

Os estereótipos criados pelos meios de comunicação sobre a mulher e seu papel na sociedade farão parte deste debate. Venha discutir qual é a imagem disseminada pela mídia sobre as mulheres e o quê isso tem a ver com os interesses mercadológicos da mídia privada.



11/07, sábado, às 11 horas

Uma questão étnica e ética – os negros e sua representação

A presença de profissionais negros na mídia, o tratamento dado à cultura das comunidades afrodescendentes e a discussão feita pelos meios de comunicação sobre as políticas inclusivas, como as cotas raciais e as conquistas do povo quilombola.



11/07, sábado às 14 horas

Contra o preconceito: o movimento LGBT e a comunicação no Brasil

A orientação sexual e identidade de gênero de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais continuam sendo um fator de discriminação, fortemente ratificado pela mídia brasileira. A cobertura dada à Parada Gay, em São Paulo , e a morte de um rapaz e os assassinatos em Curitiba Paulista ressuscitam a discussão sobre o preconceito arraigado nos meios de comunicação brasileiros.





11/07, sábado, 16 horas

Controle social e publicidade infantil

A transformação das crianças em públicos consumidores e os interesses capitais da mídia privada reforçam a necessidade de um controle social sobre os meios de comunicação. Quais são as discussões recentes sobre esse tema e o que já vem sendo construído pela sociedade civil brasileira serão abordagens deste debate.



22/07, quarta-feira, 18h30min

Propriedade e concentração dos meios de comunicação

O monopólio da comunicação por famílias e grupos empresariais transformam um direito fundamental em um meio para o fortalecimento de poder político e econômico de poucas pessoas no Brasil. A visão patrimonialista do setor em contraposição ao direito humano à comunicação são o cerne desse debate.



08/08, sábado, 9 horas

Desafios do sistema público: a complementaridade necessária

A comunicação brasileira se caracteriza pelo predomínio das mídias privadas, enquanto existem poucos canais estatais e os canais públicos são experiências recentes e embrionárias. Os desafios para a construção de um sistema público e as premissas que devem orientar este campo serão temas chaves para este debate.



19/08, quarta-feira, às 18h30min

Digitalização e convergência das mídias

A tendência de reunir diversas tecnologias em uma mesma plataforma será um marco para o campo das comunicações. Caso o setor popular brasileiro não participe deste debate, assistiremos essa oportunidade ser apropriada, mais uma vez, pelas grandes empresas de telecomunicaçõ es, enquanto o interesse público ficará relegado ao esquecimento. Venha discutir esse tema e construir propostas concretas para a ampliação do direito à comunicação.



05/09, sábado, às 9 horas

Universalizaçã o da banda larga, inclusão digital e Internet

Muito além de ter um computador e acesso à internet, inclusão digital significa também conhecer as ferramentas e saber usá-las, a partir de uma capacitação crítica das populações quanto ao conteúdo da rede, transformando- os não em consumidores de informação, mas em produtores de conteúdo. Incluir digitalmente significa ainda desenvolver políticas públicas que priorizem tecnologias sociais, mais acessíveis a toda a população. Contribua para esta discussão, participando da II Jornada.









Contatos



APP Sindicato: 3026-9822 (com Silvana)

Cefuria: 3322-8487 (com Anderson)

Sindijor: 3224-9296 (com Aniela ou Márcio)

Soylocoporti: 3092-0463 (com João Paulo)

Terra de Direitos: 3232-4660 (com Laura)

CEPAC: 3222 3999 ramal 27 (com Igo)

Nenhum comentário: