quinta-feira, junho 25, 2009


vamos a entrevista. Caso algum ponto não fique claro, ligarei para você e antes da matéria sair, te enviarei o texto.

1 - Muito se fala de direitos humanos, direitos iguais, ou se na verdade somos humanos por direito. Como sua opção sexual orientou sua vida e quais foram os principais problemas enfrentados até hoje?

resposta: É Importante esclarecer que não se trata de opção sexual. Não escolhi ser Homossexual. A Ciência identifica Orientação sexual 9 Hetero, Bi ou Homossexual ) como um passo na construção dos desejos afetivos-sexuais. Portanto é anti-científico usar Opção sexual, o correto é orientação sexual. Minha vida , assim como a de 20 milhões de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT que povoam este país se orientou por desejos de conviver com pessoas e espaços que não tragam em sim o preconceito e a discriminação presentes no mundo heteronortivo.
Os problemas vivenciados por mim, são comuns a outros Homossexuais . No início da descoberta de nossa sexualidade, pela adolescencia, sofremos com a Homofobia internalizada. Neste momento,das primeiras relações afetivas-sexuais com pessoas do mesmo sexo, temos o sentimento de Pecado, pela forte cultura cristã-judaica, o que nos leva a ter depressão e até vontade de suicidio; depois o sentimento de doença, por achar que somos diferentes dos demais adolescentes que tem desejos por pessoas do sexo oposto; por fim o sentimento de criminosos, pela forte repressão da Polícia Pública e da Segurança privada em todos espaços. No ínicio sentimos vergonha, nojo, ódio de outros homossexuais, de lugares LGBT, de pessoas assumidas, enfim, é nosso temor interior de sermos descobertos e sofrermos com a expulsão de casa, com a demissao no trabalho, com a perda de amigos. Hoje com o apoio de Psicologos humanitários, conseguimos vencer esta etapa.

2 - O brasileiro é um povo que se diz não ser racista, ou preconceituoso, como você encara essa mentira e por quais absurdos preconceituais você ja teve que passar?
Pesquisas feitas pela Fundação Perseu Abramo , constatou que 80% da população acredita existir racismo no Brasil e 99% acredita em Homofobia ( preconceitos a Homossexuais e Travestis e Transexauais) no Brasil. Mas quando perguntado se são racistas, apenas 5% assumem que são e se perguntados se são Homofobicos , 33% afirmam que são.
Ja enfrentei preconceito de toda ordem, assim como 20 milhões de brasileiros e brasileiras LGBT no país. Na época que não era assumido ( e por isso oriento a todos e todas que assumam) sofri muita extorsão de PMs e pessoas que diziam ser amigas, mas que queriam dinheiro para não contar no meu trabalho que eu era Gay.Quando assumi um posto de destaque , fui Presidente do Sindicom ( Sindicato dos Trabalhadores de Radio e Televisão de Goiás e Tocantins ) , sofri com muitas piadas e até agressões verbais, dizendo que aquilo lá era um sindicato de viados, que o presidente era boiola, mas com meu trabalho e luta fui eleito presidente 3 vezes.Sofri com a família, espcialmente parentes, Um primo uma vez me disse que eu era Ovelha Negra da família, eu ainda era adolescente e aquilo me marcou muito. No exército, quando alistei passei em primeiro lugar na prova de NPOR, depois de passar por uma série de exames, um comandante perguntou: Você é Homossexual. respondi , ingenuamente que sim, ele só dissê; está dispensado, por excesso de contigente.No trabalho, durante 10 anos fui produtor executivo de uma rede local de TV e nunca ascendi profissionalmente por que as pessoas sabiam que eu era Homossexual.Na vida afetiva, perdi muitos amores pelo fato de ser assumido e ser ativista da causa LGBT.


3 - As lideranças políticas brasileiras ainda são muito relapsas em relação ao contexto do homosseluadade de igualdade e importância para a sociedade. Você acha que a criação de lideranças, ou grupos que possam agir de forma mais unida prejudica ou ajuda, na diminuição do preconceito.Precisamos de um Harvey Milk?

Acredito que vivemos numa sociedade de Hipócritas. Muitos políticos tem parentes, amigos, eleitores Homossexuais e se recusam a priorizar este tema no seu espaço de trabalho parlamentar. Preferem se silencia diante da violencia contra Homossexuais. a Cada dois dias um é assassinado no Brasil, de acordo com o GGB. Muitos políticos preferem ouvir as intolerantes e extremistas lideranças católicas e evangelicas que vive pregando o ódio contra Homossexuais e não efetivação de direitos na legislação. Ressalmtamos as exceções; Deputada Raquel Teixeira, que corajosamente assinou o projeto de lei da união estavel de pessoas homos, Deputado Julio da Retifica que apresentou projetos da criminalização da Homofobia, a Ex- Vereadora Marina Sant Anna e Serjão, que apresentaram projetos criminalizando a homofobia em Goiania. Vale ressaltar que Goias e Goiania, são umd os poucos Estados e cidade que Não tem nenhuma lei aprovada de interesse de 10 % da população mais excluida socialmente, LGBT. Ninguém prioriza na assembléia legislativa de Goiás ou camara municipal, projetos como Proibindo a Homofobia no comercio, industrias e servicos públicos; Instituindo o dia de combate da Homofobia ( 17 de maio), criando isonomia de direitos entre servidores públicos Heteros e Homossexuais; transformando a parada do orgulho LGBT como evento turisco/cultural da cidade ou Estado. a prioridade é dar terreno público para Igrejas, é dar nome de ruas, colégios, praças,os problemas da sociedade não são prioridade de muitos.
Na última eleição tivemos 5 candidatos a vereador , assumidos na campanha, ao todo tivemos 2.500 votos, somos 100 mil LGBT em Goiânia, mas apenas 2.500 resolveram votar em seus pares, e olha que muitos de nós recebemos votos de Heterossexuais. Portanto a comunidade precisa entender que enquanto não eleger um dos nossos será muito dificil a luta contra o preconceito na sociedade.

4 - É inegável o preconceito do brasileiro em relação a homossexualidade. Porém acho que a mulher homossexual é ainda mais afetada pelo preconceito na área profissional. Você concorda com essa afirmação?
As pesquisas mostram pela ordem de discriminação^: Travestis, transexuais, Lésbicas e Gays assumidos. As travestis são empurradas para a prostiuição, ainda quando adolescentes por educadores que as discriminam até elas sairem da escola e irem para a rua prostituir; As transexuais precisam estudar muito e prestar concurso público para serem empregadas, veja o exemplo da Bete Fernandez, presidente do Forum de Transexuais de Goiás, Mestre em psicologia, nao consegue ser empregada em nenhuma Universidade deste estado. As profissões que gays e lésbicas são mais discriminados são a de Professor e a de Médico. E os Sindicatos da educação e de Médicos , nao priorizam este segmento de trabalhaores, nem ajudam o movimento LGBT, nas paradas, nos eventos sociais, na luta contra o preconceito.

5 - Na última parada gay, houveram bombas, espancamento. Já é a segunda vez que ocasiona mortes, aqui em Goiânia, existe algum movimento para diminuir e defender os direitos dos homossexuais?
A parada se chama do Orgulho de LGBT, por que não é voltada so para Gays. Veja bem, um evento com tres milhões de pessoas nas ruas, com apenas 1000 policias, que ficam so durante a caminhada e depois somem. Na dispersão e pós parada é o momento que os intolerantes criminosos agem, soltam bombas, espancam até matar. A Segurança Pública todo ano é chamada para ajudar, mas, por exemplo em Goiania, num evento de 100 mil pessoas, mandam duas viaturas, 10 PMs. Enfim, tem morte , espancamento, pós parada, por que os Governadores do estado não tomam uma posição clara de Obrigar que o policiamento fique durante e após o evento. E pior, depois disso, os delegados de polícia, não sao orientados pelos Seus governadores para botar o serviço de inteligencia para descobrir e punir os criminosos. A Impunidade gera mais violencia.
Em Goias existem várias ONGS e Grupos que defendem os direitos dos LGBT: Astral, Forum de Transexuais, Ipe Rosa, Oxumaré, Colcha de Retalhos, AGLT, Eles por Eles, GLG, Agtla, AGLST-Raq, AJD-Novamente, no www.lgbtt,blogspot.com voce pode pegar os endereços de todos.


6 - Eu acabo de voltar da Austrália, país onde a liberdade sexual é uma coisa já inserida no contexto da sociedade. O Brasil está a anos luz de qualquer coisa parecida, por onde você acha que a sociedade deve começar a mudar?
Pela educação. Somente um povo educado respeita seus cidadãos e cidadãs. Enquanto o Mec, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação continuarem agindo com Homofobia Institucional, nao priorizando a luta de combate ao preconceito contra LGBT, as pessoas vão continuar sendo educadas para o ódio. Segundo Lugar a Cultura. O Minc está apoiando diversas ações em respeito a diversidade cultural, mas na Agepel e Secretaria Municipal de Cultura, apesar do número elevado de Gays e Lésbicas que lá trabalham, nao há um incentivo se quer, nem mesmo para as paradas e semana da diversidade cultural. Somente as festas de origem religiosas ( Carnaval, festa junina, natal, Reis, Cavalhadas) recebem incentivos culturais. Terceiro, Legislativo, é preciso que os parlamentares deixem de ser hipocrita e proibam de vez a violencia contra nossa comunidade LGBt, além de fazer leis de cumprimento do artigo quinta da Cosntituição federal, acabando com o machismo, racismo e homofobia no Brasil.


7 - Você já foi vítima de preconceito em algum shopping da cidade, li umas matérias falando sobre a atitude dos seguranças em relação a pessoas do mesmo sexo de mãos dadas, você pode falar um pouco a respeito?

Já. No Araguaia Shopping, na Rodoviária. Aquilo lá é uma concessão pública. Seguranças Armados, entraram no banheiro masculino, olhando por cima das portas dos banheiros e constrangendo todos os gays que estavam lá. Um deles me ameaçou, dizendo que iria me levar na polícia, na delegacia, no Chumbo Grosso, se eu não saisse dali. Depois que ele descubriu que eu era Jornalista, ficou mais temeroso.A Orientação daquele Shopping é para Humilhar e mal tratar Homossexuais e moradores de rua que lá frequentam. No Bana Shopping, nem frequento mais. Um dia estava sentado bebendo um suco com um namorado, quando resolvemos cruzar os dedos e fazer um cafuné no cabelo um do outro, e na outra mesa tinha um casal heterossexual beijando, roçando. O segurança veio e me pediu par parar com aquilo, pois ali era lugar de Família. Mandei um e-mail para a direção do Shopping informando do constrangimento que sofri e informando que não frquentaria mais aquele espaço discriminador.Veja que são dois espaços que receberam do Poder Público concesão e alvará de funcionamento, dsicriminam Homossexuais, e ninguém, nem vereadores, deputados, minsitério público, agem no sentido de acabar com a violencia.
É Importante frisar que qualquer Homossexual, ou Travesti e transexual pode andar de maos dadas, beijar em público, pois isto não é crime e se forem constrangidas, devem entrar com ações judiciais de reparação de danos morais. Esperamos todos e todas as pessoas tolerantes desta cidade na XIII parada do orgulho de LGBT em Goiania, no dia 06 de Setembro, a partir das 12 Horas, na Avenida Araguaia, em frente o bosque do botafogo.


Desde já muito obrigado,


Thiago Borges

Nenhum comentário: