terça-feira, julho 08, 2008

Exército -Condepe quer levar caso de prisão de sargento gay à ONU e à OEA


07/07/2008 - 19h57

Condepe quer levar caso de prisão de sargento gay à ONU e à OEA

da Folha Online

O Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo) decidiu nesta segunda-feira enviar denúncias à ONG Justiça Global e à Secretaria de Estado da Justiça sobre a prisão do sargento do Exército Laci de Araújo, acusado de deserção. Ele foi preso depois de se ausentar e de conceder entrevistas nas quais assumiu manter um relacionamento amoroso com o ex-sargento Fernando Alcântara de Figueiredo.

O advogado Ariel de Castro Alves, secretário-geral do Condepe, disse que as denúncias para a Justiça Global relatam que o militar foi preso por preconceito; e que houve cerceamento de defesa, pois a Justiça Militar seria corporativa. De acordo com Alves, a expectativa é a de que as denúncias cheguem à ONU (Organização das Nações Unidas) e à OEA (Organização dos Estados Americanos) e acabem pressionando o Exército a rever a punição.

O sargento está preso desde a madrugada do dia 4 de junho. Ele foi detido quando deixava os estúdios da Rede TV, em São Paulo.

Já as denúncias enviadas à Secretaria de Justiça --que deram início a um processo interno-- tratam da suposta infração à lei estadual de combate à homofobia. Esse processo interno foi oficialmente aberto nesta segunda-feira, com um depoimento do sargento. Segundo Alves, a expectativa é que o Exército acabe obrigado a pagar uma multa ou a indenizar o sargento.

Fonte www.uol.com.br

Nenhum comentário: