*Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil – (61) 3310-2068/3557/ (21)
3808-2323*
Informativo para a Imprensa – Rio de Janeiro, 12 de maio de 2008
*Banco do Brasil abre inscrições para projetos culturais* *e anuncia que
ampliará atuação cultural no País*
O Banco do Brasil abre inscrições para programação 2009 e anuncia conjunto
de ações para ampliar sua atuação cultural no País. Os projetos selecionados
irão compor a grade de programação dos Centros Culturais do Banco do Brasil
no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e também do Centro Cultural Banco
do Brasil Itinerante – programa que vai visitar as principais capitais
brasileiras, levando exposições, artes cênicas e eventos nas áreas de
música, cinema, vídeo, programa educativo e idéias.
As inscrições para projetos vão de 12 de maio a 12 de junho e estão abertas
a pessoas físicas e jurídicas, de qualquer nacionalidade e região do País.
Serão feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.bb.com.br/cultura.
O BB foi a primeira empresa a receber inscrições para projetos pela internet
e, este ano, torna o processo ainda mais transparente com a publicação do
edital de inscrições no Diário Oficial da União.
*Seminários *– A estratégia de levar às capitais brasileiras mostras das
programações do CCBB se insere na celebração dos 200 anos do Banco do
Brasil, mas também é uma importante iniciativa para valorizar as
manifestações culturais fora do eixo Rio-São Paulo e prestigiar a classe
artística regional e local. O Banco do Brasil, além do formato do CCBB
Itinerante, também vai incentivar as inscrições de projetos de diversos
locais do país. Em 2008, serão realizados 23 Seminários Culturais, a fim de
divulgar a atuação cultural do Banco do Brasil e capacitar produtores,
artistas e interessados para o processo de inscrição de projetos.
Segundo a diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, Jussara
Silveira, o objetivo do BB, com os seminários e itinerâncias, é
diversificar os investimentos em cultura e incentivar a participação de
artistas e produtores das várias regiões do país.
Neste ano, serão realizadas 48 etapas do CCBB Itinerante, sendo que algumas
capitais receberão mais de uma edição do evento. As cidades de Manaus,
Cuiabá, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Porto Alegre já receberam
eventos do CCBB itinerante.
*Inscrições 2008* - A seleção dos projetos inscritos para a grade de
programação dos Centros Culturais será feita pelo Banco do Brasil e por
representantes nas diversas áreas da cultura, e mercado cultural. Os
critérios observados na seleção dos projetos são: relevância temática, ou
seja, importância histórica, cultural e artística; viabilidade técnica,
originalidade e ineditismo da proposta; compatibilidade com os preços
praticados pelo mercado e identidade com os princípios e valores do Banco do
Brasil.
Em 2008, concorreram à programação dos três CCBB mais de 3,5 mil projetos.
Após análise de equipe técnica, foram selecionados 131 projetos para compor
a programação cultural deste ano com destaque para "LUSA - Matriz
Portuguesa", exposição que reconstitui a história de Portugal desde a
pré-história até 1500; e para a exposição "Nippon-100 Anos de Integração
Brasil-Japão", que comemora o centenário da imigração japonesa, desde os
seus aspectos mias tradicionais até o mundo contemporâneo. Há, ainda, a peça
teatral "Não Sobre o Amor" com o diretor Felipe Hirsch, inspirada no texto
de "Letters not about love".
Em 2007, os três CCBB receberam 4,4 milhões de pessoas. Este ano, um milhão
de visitantes já passou pelos Centros Culturais Banco do Brasil.
*Patrocínios* – Outra novidade este ano é que o BB receberá propostas para
patrocínios exclusivamente pelo portal www.bb.com.br na internet. As
inscrições para patrocínio abrem dia 12 de maio e vão até 31 de julho. No
portal BB já estão publicadas informações sobre prazos, documentação,
critérios de seleção e divulgação dos resultados. O objetivo é possibilitar
que os interessados possam se programar para apresentar seus projetos.
Entre os critérios observados pelo BB na seleção dos projetos patrocinados
estão o apoio à atuação mercadológica e negocial do Banco (nos segmentos de
agronegócios, micro e pequena empresa, comércio exterior, seguridade, setor
público, entre outros), e o respeito aos princípios de responsabilidade
socioambiental e de sustentabilidade.
A análise dos projetos é realizada por corpo multidisciplinar formado por
funcionários do Banco do Brasil, profissionais da área de comunicação e
negócios, além de equipe técnica especializada em cultura, esporte e meio
ambiente. A seleção dos projetos está prevista para 30 de novembro e os
resultados publicados no portal www.bb.com.br em 10 de dezembro.
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