quinta-feira, fevereiro 14, 2008

O que significa GLBT ?

A Sigla GLBT advém das palavras Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgeneros ( Travestis e Transexuais).

Ela foi introduzida no Brasil pela Associação da Parada do Orgulho de GLBT de São Paulo, a maior do mundo.

Posteriormente foi aprovada como sigla nacional pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais -ABGLT no seu primeiro congresso , em Curitiba -Paraná.

É comum a mídia e a massa da população utilizar a expressão "Parada Gay".

A tentativa do movimento é unificar numa sigla que designe todos os mais importantes segmentos de homossexuais, Bissexuais e até heterossexuais ( Transexuais) com a sigla GLBT.

Alguns Grupos utilizam a sigla LGBT, outros GLTB, e ainda LGBTTT.

Internacionalmente ainda se acrescentam as letras I de intersexo( hermafroditas) ficando LGBTTTI .

Também existem alguns que acrescentam a letra Q de Queers ficando LGBTTTIQ.

Para evitar tanta sopa de letrinhas e confusão na cabeça de nossos leitores e nossas leitoras ficaremos com a sigla adotada por 95% do movimento nacional que é GLBT.

3 comentários:

Josadac Santos disse...

Realmente, haja confusão. Escrevi um artigo para Revista Cult e me perguntaram pelo significado dassas letras que usei lá no meu artigo, mas não expliquei. Vai dar um nó na cabeça do pessoal

Unknown disse...

realmente faz uma confusão na cabeça das pessoas ainda bem q ja escolheram uma mais facil,mais gostei de ler porque as pesoas tira suas duvidas sobre o assunto.

vimax disse...

Caros amigos, ontem assisti mais um discurso do homofóbico e doente mental, Senador Magno Malta. Naquela hora este senhor esta possuido pelo demônio. Porque o seu ódio era tão grande contra os homoxessuais que ele gritava como estes seres fosse filhos do Diabo. E usava a palavra de Deus, para disseminar seu ódio. E dizia uma blasfema. Que a homoxessualidade era uma opção. Espero que Deus lhe de um descente homo, para ele sentir no coração que todos somos filhos de Deus. Espero que o povo do Estado do Espírito Santo, não o reeleja nem para vereador. Assim como ele todos os outros que pregam o ódio contra seus irmãos homo.