quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Lésbicas - Abertas inscrições para curso no Rio de Janeiro


Estão abertas as inscrições para o “II FORTALECENDO, INFORMANDO E ARTICULANDO MULHERES LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSEXUAIS DA REGIÃO SUDESTE”.


O Movimento D’ELLAS em parceira com a ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros e ABL-Articulação Brasileira de Lésbicas, com o financiamento da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República- SPM pela segunda vez realiza o seminário “FORTALECENDO, INFORMANDO E ARTICULANDO MULHERES LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSSEXUAIS DA REGIÃO SUDESTE”, na cidade do Rio de Janeiro, direcionado a mulheres homoafetivas (Lésbicas, Bissexuais, Transexuais).

O II FORTALECENDO acontecerá de 25 a 27 de abril e vai discutir 2 temas principais deliberados no I Encontro e um tema de continuidade.

O FORTALECENDO tem como objetivo desenvolver diretrizes comuns que viabilizem o entendimento, a informação, a articulação, o fortalecimento, o conhecimento e a troca de experiências e vivências entre mulheres homoafetivas (Lés, Bis e Trans). Fortalecer a prática de cultura política e de prevenção da violência, do relacionamento familiar e do entendimento de Gênero. Despertar e sensibilizar a população alvo para a necessidade / estratégia de ocupar áreas visando: Articulação, visibilidade, fortalecimento e empoderamento das mesmas nos espaços de discussão política, trocam de saberes, controle social e das diferentes redes existentes e identificação de mulheres homoafetivas com habilidade de representatividade e socialização de informação.


- Movimento GAY & Movimento GLBT
Identidade de Gênero & Discriminações & Conflito e violências
Estratégias & Cultura de Paz

Tema de relevante discussão sobre identidade de gênero e seus conflitos existentes entre mulheres homoafetivas: mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais, buscando, de forma lúdica e dialógica perceber nosso entendimento e compreensão da questão encontrando alternativas de ações conjuntas sem ignorar as especificidades.
Além das discussões sobre ações de exclusão e discriminação vivenciadas por mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais dentro e fora de seus espaços de convívio político e social, serão tratadas questões práticas que afetam as mulheres homoafetivas e diante dessa prática buscar formas de percepção e prevenção encontrando caminhos para sanar a questão numa construção dialógica.


- Família & Construção & Direitos (Família GLBT & Vulnerabilidades & violências)

Objetiva expor as dificuldades das mais comuns as mais difíceis, traçando estratégias de superação na questão da família, de forma livre e aberta, trocando saberes e experiências como forma de melhorar e fortalecer os relacionamentos familiares: Consangüíneos (ampliadas), Nucleares (pai/ mãe/ filhos) e a construção de novas formas familiares (homoafetivas).

O tema Construções & Espaços & Passos (Relações & redes), que será discutido no II FORTALECENDO, é uma avaliação da construção de relacionamentos sociais a partir do I FORTALECENDO e estabelecimento de estratégias para novas relações.

Para o planejamento e desenvolvimento das atividades, que ocorrerão no estilo de rodas de conversa e grupos de trabalho, é necessário que juntamente com a ficha de inscrição seja encaminhado um diagnóstico resumido com as informações:

- Formas de discriminação & violências existente, nos espaços de convívio político e social de mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais da região/ local da participante.
- Redes e relações sociais construídas.

O diagnóstico não deverá ultrapassar 1 folha de A4 em fonte ARIAL, tamanho 10.

As inscrições poderão ser feitas pelos e-mails:
fortalecendo@yahoo.com.br, fortalecendo@orgulho.org,

Ou enviadas pelo correio para:
Movimento D’ELLAS
II FORTALECENDO inscrições
AV: Rio Branco, 131 16 andar Pedro Segundo-sala D’ELLAS
Centro - Rio de Janeiro - Cep: 20040-006
As inscrições serão aceitas até o dia 08 de março de 2008.

P.s Foto de Yone Lindgren - Presidenta do Movimento D'ELLAS e vice-presidenta da ABGLT.

Nenhum comentário: