sábado, março 19, 2011

O que é Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti, Transexual, Bissexual, Homossexual ?



Homosexualismo ou Homosexualidade

Devemos falar HomossexualiDADE e não HomossexualiSMO. A palavra homossexualismo era usada quando se falava em doença. Desde 17 de maio de 1990 a Organização Mundial de Saúde acabou com o termo homossexualismo, dizendo que o correto é falar em homossexualidade, pois não existe distúrbio, doença ou pervesão na pratica afetiva e sexual entre pessoas do mesmo sexo.

Sexualidade:
 É um conjunto de sensações eróticas físicas. São sensações prazerosas oriundas de todos os órgãos do sentido e presente em toda corpo do ser humano. Podemos entir prazer sexual num toque nos nossos cabelos, na boca, barriga, pernas, pés, ou nos órgãos genitais.


Orientação Sexual:
 É o direcionamento do desejo sexual por outras pessoas que podem ser do mesmo sexo (homossexualidade),de ambos os sexos (bissexualidade) ou somente do sexo oposto (heterossexualidade).
Homossexualidade:
 Homossexualidade é a orientação sexual de uma pessoa que se sente atraída sexualmente e afetivamente por outra do mesmo sexo. A pessoa não tem a opção para escolher sua orientação sexual, por isto é errado falar que o homossexual tem opção sexual. Os Homossexuais podem ser Gays ( Homens que sentem desejo sexual por Homens ) ou Lésbicas ( mulheres que sentem desejo por mulheres).
Bissexualidade : È a orientação sexual das pessoas que sentem desejo pela pessoa do mesmo sexo e ou de outro sexo. Podem ser Homens que sentem desejos por homens e mulheres ou serem mulheres que sentem desejo tanto por homens como por mulheres.

Identidade de Genero - É a condição de uma pessoa que mesmo tendo nascido com um sexo genital, masculino ou feminino, sente-se e age como sendo de outro gênero. Podem ser As Travestis ou as Transexuais ( quando nasceram com sexo biológico masculino ) ou Os Transexuais ( quando nasceram com o sexo biológico feminino).
A Travesti – É o ser humano que nasceu com o sexo biológico masculino, mas que tem o nome social, veste-se, comporta-se e deseja ser tratada como mulher. Elas podem ter orientaç~~ao sexual Bissexual ( quando sentem desejo por homem ou mulher ) , Heterossexual ( quando sentem desejo por Homem ) ou Homossexual quando sentem desejo por Mulheres ou outra Travesti.

A Transexual – È o ser Humano que nasceu com o sexo biológico masculino , e diferente das Travestis, A Transexual deseja fazer a operação de redesignação sexual, retirando o penis e reconstruindo uma vagina. Assim como as travestis elas podem ter orientação sexual Homo, Bi ou Heterossexual.

O Transexual – É o ser humano que nasceu com sexo biológico feminino e deseja fazer a operação de redesignação sexual, retirando de seu corpo, seios, ovários e trompas – órgãos reprodutivos femininos – pela operação chamada histerectomia e retirada das mamas (mastectomia )
De acordo com estudos do antropólogo Kelsin , na única pesquisa sobre homossexualidade no mundo, população de Homossexuais, na sociedade seria em torno de 10%. Por falta de dados do IBGE sobre o número de cidadãos e cidadãs Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no Brasil, o movimento social trabalha com os 10% de Kelsin, ou 19 milhões de brasileiros e brasileiras L.G.B.T.

Homofobia: É o medo, a aversão ou o ódio irracional a Lésbica, Gay, Travesti , Transexual ou Bissexual – LGBT. Até hoje os deputados federais e senadores não aprovaram o projeto de Lei 122 que irá tornar crime a Homofobia, assim como já o racismo, o machismo, ou a discrimição a idosos.
 È uma pessoa que usa roupa do sexo oposto, com objetivo de obter excitação sexual e
 na de um único sexo.
Perguntas e Respostas
O QUE DETERMINA A ORIENTAÇÂO SEXUAL DE UMA PESSOA?
Os cientistas só sabem que a orientação sexual, ou seja, ser Gay, Lésbica, Bissexual ou Heterossexual não é uma opção sexual de vida. É Uma orientação sexual, impossível de ser revertida por psicólogo0s, psiquiatras, remédios, rezas, orações ou torturas físicas e psicológicas. Muitas vezes Homens e Mulheres Bissexuais, que tem a opção de ficar com homem ou mulher, aparecem , espcialmente em programas de TV, Rádio ou Igrejas dizendo que são ex-gays ou ex-lésbicas. Na verdade nunca foram gays ou lésbicas ( Homossexuais ), mas são bissexuais, que devido a pressão social e religiosa preferem se manifestar apenas como uma pessoa que se relaciona com pessoa de outro sexo, fingindo ser agora heterossexual.

A HOMOSSEXUALIDADE É UMA DOENÇA? PECADO ou CRIME ?

Não . A Ciência, a Organização Mundial de Saúde, os Conselhos Federais de Psicologia e Medicina afirmam que não é uma doença. De acordo com os teólogos mais avançados do mundo, a Homossexualidade não é um pecado, pois não é uma opção que a pessoa toma conscientemente. Muitas religiões, como as de matrizes africanas ( Umbanda, Candomblé) , evangélicas ( Igrejas Inclusivas ) aceitam com naturalidade a Homossexualidade. Mas muitos religiosos fundamentalistas e discriminadores tentam associar a homossexualidade a pecado.
No Brasil não existe nenhuma lei dizendo que homossexualidade ou bissexualidade sejam crimes. A Constituição federal diz que é direito fundamental a Dignidade da pessoa humana e ninguém pode ser discriminado no Brasil por Raça ( Branco, Negro, Indigena ...), Idade ( Criança, adolescente, jovem, idoso), gênero ( feminino e masculino ) sexo ( heterossexual, Bissexual e Homossexual ) , origem ( nordestino, nortista, centro-oestino, estrangeiro) ou classe social ( pobre, classe média ou rico).

Onde eu posso denunciar alguma discriminação contra Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti ou Transexual?
Ligando de um orelhão, celular ou telefone fixo para o Número 100 .

POR QUE ALGUNS HOMOSSEXUAIS TEM MEDO DE ASSUMIREM QUE SÃO GAYS OU LÉSBICAS?
A Homofobia internalizada ( medo de aceitar que tem desejo por pessoa do mesmo sexo ) é conseqüência de uma sociedade onde os meios de comunicação, família, igrejas, escolas, colocam como “normal” apenas ser heterossexual. Com o medo do preconceito e discriminação, as pessoas sofrem escondendo de outras pessoas que elas sejam Homossexuais.
Infelizmente ainda é muito comum pais expulsarem de casa adolescentes e jovens que são homossexuais. Empregadores demitirem funcionários quando descobrem que eles são gays ou lésbicas. Alunos , professores praticarem o Bulling contra colegas que não sejam heterossexuais.

COMO é a violência contra GAYS ,LÉSBICAS, travestis e transexuais no Brasil?
De acordo com dados do GGB a cada 2 dias um ser humano L.G.B.T é assassinado no país por ser Homo ou Bissexual. Milhares de mulheres lésbicas denunciam que sofrem estupro corretivo ( quando pais, irmãos, primos estupram a adolescente para que ela “se torne uma heterossexual”). Milhares de Travestis e Transexuais denunciam que são desrespeitas 24 horas por dia, na hora que proíbem elas de usarem o banheiro feminino, quando chamam elas pelo nome de registro e não o nome social ( o nome feminino atual), quando seus currículos são desprezados pelo fato de serem travestis ou transexuais .
Quais são as principais reivindicações das pessoas L.G.B.T no Brasil?
De uma forma geral as pessoas LGBT querem direitos iguais, nem menos , nem mais que as pessoas Heterossexuais. Elas esperam que Prefeituras, Governos Estaduais e Federal implantem políticas públicas e de Estado , como a criação de conselhos , Coordenadorias , planos e centros de referencia LGBT. Esperam também que vereadores, deputados federais e estaduais e senadores, aprovem leis contra discriminação a LGBT, reconhecimento do nome social de travestis e transexuais, igualem a união estável de homem com mulher, para casais homossexuais. Esperam por fim, que juízes e tribunais julguem favoráveis as setenças que pedem direitos de pessoas homossexuais.
Na Segurança Pública esperam a criação de Um Grupo de Trabalho para LGBT e a criação de uma delegacia especializada em crimes contra LGBT. Na área de educação, aguardam a implantação do KIT escola sem Homofobia e o reconhecimento do nome social das Travetis e Transexuais. Na Saúde que priorize o apoio as ONGs para prevenção junto aos gays e travestis, e que implante a política da saúde integral de LGBT. Na área de assistência social, espera-se que o SUAS crie o centro de referencia para LGBT (com psicólogo, assistente social e advogado) e abrigos para LGBT.
Como eu posso ajudar a acabar com a Homofobia?
1 – Denunciando no fone 100 qualquer violência contra L.G.B.T; 2 – Continuando a ser amigo/a da pessoa se ela se assumir como homossexual ou bissexual para você;3 – Ajudando esta pessoa a se assumir, mas respeitando seu tempo, seus medos; 4 – Defendendo as pessoas L.G.B.T quando crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos fizerem piadas ou humilhações sobre homossexuais ou bissexuais. 5 – Sugerindo e até indo, com uma pessoa L.G.B.T participar de uma ONG de defesa de L.G.B.T< ou de eventos como paradas, marcha contra homofobia.


Fonte de referencia – Léo Mendes – No Manual de Comunicação da LGBT < http://www.onu-brasil.org.br/doc/Manual_de-ComunicacaoLGBT.pdf > .

2 comentários:

nonato disse...

Bom dia,sobre esse assunto da (pl 122); gostaria de me manifestar da seguinte forma: É crime eu ter medo de altura? seria eu obrigado a ter relações sexuais com alguém que não faz o meu gênero? isto é crime? pois bem o que tenho presenciado e muito são pessoas ditas gays ou travestis abordando pessoas nas ruas até com certa violência quando os seus propósitos não são alcançados. Aí você é tachado de intolerante e homofóbico.

MARI disse...

Nonato, essas atitudes são de pessoas desesperadas , doentes, ou que necessitam de alguma renda para sua subsistência.

Qualquer pessoa sem inteligência emocional pode ter atitudes como a que vc descreveu, hetero, homo ou seja lá qual a natureza sexual do indivíduo!!

Não é um comportamento típico de dos homossexuais e sim de um ser humano equivocado e com problemas!