domingo, fevereiro 20, 2011

ALGBT pede delegacia Especializada para LGBT em Goiás






Ofício 003/2011 Goiânia, 16 de fevereiro de 2011.


Excelentíssimo Sr.
Edmundo Dias
Diretor Geral da Policia Civil de Goias

A Aliança de lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Goiás – ALGBT – GO é uma organização sem fins lucrativos , formada pelas Ongs : em Goiânia : Grupo Eles Por Eles –, AGLT , Grupo Lésbico de Goiás; Senador Canedo: Orgulhosa Resistência ; Rio Verde : ACDH RV ; Jataí : AJDH Novamente ; Anápolis :Agtla; Caldas Novas – Aglst Raq, Trindade: ALGBT –Trin , Itumbiara – Algbt -IUB , Pirenopolis - Asdip , Aparecida de Goiânia – ADGLT e Catalão – Associação de Cidadania e Direitos Humanos de Catalão .

Gostaríamos de parabenizá-lo pela criação das delegaciais especializadas para Idosos e Turistas.


De 8 a 11 de novembro participamos, no Rio de Janeiro do II Seminário de Segurança Pública para LGBT, organizado pelo Grupo de Trabalho LGBT da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp , do Ministério da Justiça. Representando a Secretaria Estadual de Segurança Pública estavam a Tenente Coronel Rosangela Pereira de Moraes Carriel e o Tenente Coronel Luiz Antonio da Silva, além de Bruno Camilo ( GEE), Terry Marcos ( ACDH RV), Rita de Cássia ( GLG) , Odílio Torres ( AGLT) e Léo Mendes ( ALGBT).

A Senasp recomendou e foi pactuado pelos 27 Estados presentes , a criação de Um Grupo de Trabalho de Segurança Pública para LGBT em cada uma das unidades da Federação, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do Estado, com presença paritária de representantes das variadas estruturas da segurança pública e do movimento social LGBT.

Durante o Grupo de Trabalho de Goiás, assim como os outros estados, elaboramos a minuta de proposta de portaria a ser assinada e publicada por Vossa Excelência.Ao mesmo tempo, elencamos as propostas aprovadas na primeira conferencia de LGBT de Goiás, que compõe a Política Estadual de Segurança Pública para LGBT e também elaboramos uma proposta de plano de trabalho estadual para implementação das ações. Todo esse conjunto visa reduzir a violência vivida por Homossexuais, Travestis e Transexuais, que vitimam, a cada dois dias, conforme dados da Ong GGB, uma pessoa por causa de sua orientação sexual e identidade de gênero.


Gostaríamos de solicitar a criação da delegacia especializada para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT em Goiás , como já tem em SE,PI, PB e SP.

Esta foi uma decisão da Primeira Conferencia Estadual LGBT de Goiás, realizada em Goiânia, com a participação da SSP-GO.

Sugiro uma visita a delegacia de Públicos Vulneráveis de Aracajú onde num mesmo prédio e com mesmas estruturas funcionam delegacias especializadas da mulher, criança, adolescentes, idosos, turistas, lgbts..
Parabéns pelo trabalho.

Léo Mendes
Presidente da ALGBT GO

Nenhum comentário: