domingo, dezembro 19, 2010

Felicidade

Ser feliz e coçar...
Meia dúzia de bons amigos, uma dose de gargalhadas sinceras, uma xícara cheia de união familiar e uma de satisfação com a carreira. Amor a gosto. Imagine só se existisse uma receita para a felicidade tão simples quanto essa. Tantos números, tabelas e estudos, no entanto, ainda não fizeram com que os cientistas e psicólogos chegassem a uma satisfatória. E talvez nunca cheguem. Mesmo assim, existem algumas jogadas que, ao que indicam pesquisas aqui e ali, podem nos deixar algumas casas mais próximos de uma vida melhor nesse jogo infinito que, às vezes, parece a busca pela felicidade. Ganha quem começar mais cedo. Vamos tentar?

1- Tenha amigos. Ao longo dos anos as pesquisas têm mostrado que pessoas que têm laços sociais fortalecidos são mais felizes. Uma delas, conduzida pelo pai da psicologia positiva, Martin Seligman, concluiu que os 10% de pessoas mais felizes têm um bom relacionamento com os amigos e comprometimento em dedicar tempo a eles.

2- Pratique uma religião. Não se sabe se por causa da fé, pelos amigos que se conquista na igreja ou se pelos dois fatores, as pessoas apegadas a uma religião tendem a ter níveis maiores de felicidade. "Pessoas religiosas têm um significado para a vida, hábitos saudáveis e uma esperança de que as coisas vão melhorar", justifica o economista Angus Deaton, da Universidade de Princeton (EUA).

3- Não se compare aos outros. Segundo a psicóloga Lilian Graziano, a comparação com quem está ao lado é uma eterna fonte de frustrações. "Sempre vamos encontrar alguém que tem mais. É preciso olhar para o que temos e não para o que falta", diz.

4- Conte as coisas boas da vida a alguém ou faça um diário. O conselho é da psicóloga Sonja Lyubomirsky, autora de A ciência da felicidade, que durante uma pesquisa descobriu que as pessoas que uma vez na semana — e não mais que isso — escrevem pelo menos cinco coisas pelas quais são gratas na vida são mais felizes.

5- Escute música. Ela ativa partes do cérebro que liberam endorfina e incrementam a sensação de bem-estar tanto quanto exercícios físicos, sexo e comida. Além disso, ela pode servir como relaxante e ajudar o cérebro a liberar melatonina — hormônio responsável por regular o sono.

6- Mexa-se. Não é novidade para ninguém que exercitar o esqueleto estimula o cérebro a liberar endorfina, hormônio responsável por uma sensação de bem-estar e relaxamento.

7- Tenha um plano. Não vale acordar, trabalhar, voltar para casa e dormir. Segundo Anderson Cavalcante, o grande erro das pessoas é viver sem um projeto. "Acordar todos os dias e fazer algo que vai colaborar para alcançar a sua meta de vida é importante", aconselha.

8- Seja gentil. É o que incentivam Sonja Lyubomirsky e o historiador Darrin McMahon. A sensação de bem-estar depois é garantida, eles defendem. "Pensar demais na própria felicidade só leva a angústia. Para evitar isso, melhor focar na felicidade daqueles que nos rodeiam", afirma McMahon.

9- Trabalhe com o que gosta. "Felicidade e sucesso profissional estão ligados", defende Anderson Cavalcante. Uma pesquisa norte-americana acompanhou por 20 anos 1,5 mil ex-alunos de uma universidade. Ao final da pesquisa, 102 haviam ficado milionários e, desse seleto grupo, 101 chegaram ao sucesso fazendo aquilo que os deixavam felizes.

10- Perdoe. "Para começar, comece escrevendo um diário no qual pode treinar deixar no passado ressentimentos, raivas e mal-entendidos com pessoas que podem ter magoado você algum dia", diz Sonja Lyubomirsky no seu livro A ciência da felicidade.

11- Faça uma faxina na sua mente. Entre esperar o mundo mudar para se alinhar aos seus desejos, melhor começar a mudança por você, é o que aconselha o psicólogo Jonathan Haidt. Encontre formas de ser mais otimista e não se torturar por coisas ditas ou feitas no passado. Meditação e terapia cognitiva são opções possíveis.

12- Procure ajuda. Segundo a psicóloga Lilian Graziano, a psicoterapia pode ajudar a clarear um pouco o caminho. "Alguns profissionais adeptos da psicologia positiva vão ajudar você a se conhecer melhor, mas dando mais ênfase às suas qualidades do que aos seus demônios", diz.

Nenhum comentário: