quarta-feira, setembro 30, 2009

Toffoli defende união civil entre homossexuais


Toffoli defende união civil entre homossexuais
Indicado para o STF diz que Estado não pode discriminar.
Toffoli participa de sabatina na CCJ do Senado.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

Tamanho da letra


Foto: José Cruz/Agência Senado
José Antonio Dias Toffoli foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (30) (Foto: José Cruz/Agência Senado)
Indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli manifestou nesta quarta-feira (30) ser favorável à união civil entre pessoas do mesmo sexo. Para ele, não há motivo para o estado “discriminar” os homossexuais. Toffoli participa de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Para ser confirmado como ministro, ele precisa ser aprovado pela comissão e pelo plenário do Senado.

Toffoli disse ser católico praticante e destacou ter um irmão que é padre. Ele afirmou que a “homoafetividade é um fato da cultura humana” e não pode ser ignorado pelo estado.



“Como agente do estado, hoje na AGU, amanhã, se Vossas Excelências concederem, no Supremo Tribunal Federal (STF), não posso como agente de estado agir como eu penso da minha fé. Tenho que agir de acordo com a Constituição. Se há vedação da discriminação, eu entendo que este fato social seja reconhecido pelo estado, que não haja essa discriminação com estas pessoas”, disse Toffoli.

Nenhum comentário: