terça-feira, agosto 11, 2009

Evento

1° COLÓQUIO



Os Processos da Diversidade Cultural na Formação Social e Educativa: uma perspectiva de estudantes de pós-graduação do Brasil e do México



03 de agosto de 2009



Local de realização



Museu Antropológico, UFG



Praça Universitária, 1166, Setor Universitário. Goiânia-GO



Informações: Fones: (62) 3209-6384\3209 -6010 Site



Inscrições para o evento até dia 29 de julho: com Iolene Mesquita Lobato email: iolenelobato@gmail.com





Este colóquio tem como objetivo geral criar um ambiente de reflexão e intercâmbio, visando a consolidação de projetos nos campos da Diversidade e da Interculturalidade na América Latina.



O evento dá continuidade a um processo de cooperação acadêmica iniciado em 2004 entre a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por intermédio do Museu Antropológico, o qual inclui a colaboração em cursos e projetos de pesquisa e extensão, seminários e reuniões científicas e publicações conjuntas.



Ações que vem proporcionando uma produtiva interlocução entre as duas instituições e seus pesquisadores e possibilitando o desenvolvimento conjunto de atividades acadêmicas em ambos os países.



É com satisfação que pela terceira vez o Museu Antropológico recebe um grupo de pesquisadores da UNAM para mais um evento interinstitucional.



Neste encontro contamos com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG) e do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB), bem como com a participação de outras unidades acadêmicas e programas de pós-graduação da UFG.





PROGRAMAÇÃO



8:30 - 09:00 h. Abertura do Evento



Profa. Dra. Divina das Dôres de Paula Cardoso

(Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação/UFG)



Profa. Dra. Ofir Bergmann de Aguiar

(Coordenadora de Assuntos Internacionais/UFG)



Profa. Dra. Nei Clara de Lima

(Diretora do Museu Antropológico)





09:00 - 10:30 h. Conferência



Problemas epistemológicos de la investigación en Ciencias Sociales y Educación en la América Latina - Prof. Dr. Antonio Carrillo Avelar (Programa de Posgrado en Pedagogía/Facultad de Estudios Superiores Aragón/UNAM)





10:30 - 12:00 h. Mesa redonda



Perfil, políticas acadêmicas e linhas de atuação. Apresentação de Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Educação do Brasil e do México



Profa. Dra. Custódia Selma Sena (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFG)



Prof. Dr. Cristhian Teófilo da Silva (Vice-Diretor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas /UnB)- Coordenador da Mesa.



Profa. Dra. Heloisa Augusta Britto de Mello (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística /UFG)



Profa. Dra. Marília Gouveia de Miranda (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFG)



Profa. Ms. Mercedes Araceli Ramírez Benítez (Doutoranda do Programa de Posgrado en Pedagogía/Facultad de Estudios Superiores Aragón/ UNAM)



14:00 - 17:00 h. Mesas Temáticas



14:00 - 15:00 h. TEMA 1: Espaços e agentes envolvidos nos campos da diversidade e da interculturalidade



Coordenador: Prof. Dr. Manuel Ferreira Lima Filho (Faculdade de Ciências Sociais/UFG)



La formación docente y práctica educativa indígena: el caso de los instructores comunitarios del Consejo Nacional de Fomento Educativo. (Lorena Marín Maceda - Posgrado en Pedagogía /UNAM)



Los formadores de docentes indígenas y la Interculturalidad: el caso de la Escuela Normal Bilingue e Intercultural del Estado de Oaxaca (ENBIO). (Mercedes Araceli Ramírez Benítez - Posgrado en Pedagogía /UNAM)



Diálogos interculturais: uma experiência de parceria entre o Museu Antropológico da UFG e professores Terena da aldeia Cachoeirinha. (Marisa Damas Vieira e Rosani Moreira Leitão - Museu Antropológico/UFG)



Mulheres quilombolas - protagonismo e empoderamento a partir das discussões de gênero e agroecologia (Mariana Cunha Pereira - Faculdade de Educação/UFG)



Los significados de la sexualidad en estudiantes indígenas: el caso de la Escuela Normal Bilingue e Intercultural (ENBIO) de Tlacochahuaya. (Leticia Briceño Maas - Posgrado en Pedagogía /UNAM)



15:00 - 16:00 h. TEMA 2: Propostas inovadoras de intervenção social e educativa



Coordenador: Dr. Jean Paraízo Alves (MEC)



Pedagogía autónoma (Rogelio Velásquez Vargas - Posgrado en Pedagogía /UNAM)



Hacia la construcción de una pedagogía indígena a través de los saberes comunitarios: el caso del pueblo indígena Ayuuk (Mixe) de San Cristóbal Chichicaxtepec (Enrique Francisco Antonio - Posgrado en Pedagogía/ UNAM)



Licenciatura Intercultural Indígena: projeto, perfil do curso, matrizes curriculares e referenciais teórico-medológicos (Maria do Socorro Pimentel da Silva e Mônica Veloso Borges - Núcleo Takinahay /UFG)



O Curso de Pedagogia da Terra - uma experiência de formação de professores (Francisco Hudson da Cunha Lustosa - Faculdade de Educação/UFG)



Los aprendizajes del niño indígena de y en la calle, una comunidad ñha ñhu (Ramiro Daniel Macías Ortiz - Posgrado en Pedagogía/UNAM)





16:00 - 17:00h. TEMA 3: Identidades e repertórios culturais



Coordenadora: Profa. Dra. Telma Camargo da Silva (Docente aposentada, integrante do Programa Voluntariado da UFG; Professora da Estácio de Sá - Goiás)



La conformación de la identidad en el aula Juan Carlos Cortés Ruiz (Posgrado en Pedagogía /UNAM)



Identidades, memórias e paisagens culturais (Margarida do Amaral Silva - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social /UFG)



Gênero e “Saúde Mental”: os modelos de saúde e doença dos atores sociais em Santa Catarina (Rosana Schmidt - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFG)



O processo interativo na Educação a Distância: professor, aluno e material didático (Iolene Mesquita Lobato - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFG)



Cidade em movimento: olhares sobre a revitalização do centro de Goiânia (Katianne de Sousa Almeida - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFG)



17:00 -17:30 h. Apresentação de Pôsteres

Projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento com abordagens relacionadas aos temas debatidos durante o evento.



Coordenadora: Núbia Vieira Teixeira



17:30h. Visita à Exposição Lavras e Louvores



Curadoras: Nei Clara de Lima e Custódia Selma Sena



18:00h. Encerramento e confraternização



Realização



Museu Antropológico/UFG



Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFG



Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas/UnB



Posgrado en Pedagogía/UNAM



Coordenação



Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)



Jean Paraizo Alves (MEC)



Marisa Damas Vieira (MA/UFG)



Mercedes Aracelli Ramírez Benítez (FES/UNAM)



Rosani Moreira Leitão (MA/UFG)



Equipe Organizadora



Aline Lopes Murillo

Irmina Anna Walczak

Iolene Mesquita Lobato

Karoline Gouveia Lopes

Luciana de Oliveira Dias Matos

Núbia Vieira Texeira

Rafael Martins Santana

Rosana Schmidt

Welbia Carla Dias

Nenhum comentário: