domingo, agosto 23, 2009

ARTIGO - Direitos Humanos e combate à Homofobia

ireitos humanos e o combate à Homofobia.

Já está em vigor , em Goiás , a primeira lei estadual de políticas afirmativas dos direitos de 600 mil cidadãos Lésbicas, Gays, Bissexuais , Travesti s e Transexuais – LGBT. O Autor do projeto, Deputado Júlio da Retífica entra para a história como o primeiro deputado Estadual de Goiás a lutar efetivamente para reduzir o ódio e o sofrimento sobre pais, irmãos, amigos , vizinhos, colegas e parentes de LGBTs. É do deputado Júlio da Retífica a Lei
16.659 que torna o 17 de maio como dia estadual de combate a Homofobia.

De acordo com a ciência não existe opção sexual, mas orientações sexuais . As três principais são : Heterossexualidade ( de pessoas que sentem atração afetivo-sexual por pessoas do mesmo sexo ), Bissexualidade ( pessoas que sentem atração sexual-afetiva por pessoas de ambos os sexos ) e Homossexualidade ( pessoas que sentem atração sexual e afetiva por pessoas do mesmo sexo ). Os Homossexuais podem ser gays, quando do sexo masculino e Lésbicas quando do feminino. A Ciência explica que está pessoas não são bissexuais e homossexuais por opção sexual, mas por um desejo inconsciente e imutável . Assim como as pessoas heterossexuais não podem ter a opção de serem bissexuais ou homossexuais, o contrario também é verdadeiro.
As orientações sexuais não vem de pai para filho, nem pode ser incentivada em escola, nem por meios de comunicação.Muitos pais que criaram seus filhos do mesmo jeito, terão um ou dois que poderão ser homo ou bissexual e os demais heterossexuais. Mesmo antes da invenção dos meios da comunicação e do ensino, já existia a homossexualidade na terra. Portanto é errado chamar de Homossexualismo e dizer que é opção sexual. O Correto é dizer Homossexualidade e Orientação sexual.
Algumas pessoas na fase de criança ou adolescência despertam uma identidade de gênero diferente do seu sexo genital. Nascem com sexo masculino, mas crescem transformando o corpo, sendo chamadas, e usando vestimentas como do sexo feminino: São as travestis e transexuais, que tem identidades de gênero feminino. Todas estas pessoas: Bissexuais, Gays, Lésbicas, travestis e Transexuais sofrem diariamente com o preconceito, a discriminação e estigma. O ódio das pessoas que não aceitam a orientação sexual e identidade de gênero de outros é chamado de Homofobia .
Há trinta anos , a Organização Mundial de Saúde, exatamente no dia 17 de maio ( por isso o projeto cria este dia como de combate a homofobia ) declarou que a Homossexualidade e Bissexualidade não são doenças. Na Bíblia não há nenhuma citação explicita de que irmãos e irmãs homossexuais são pecadores. No Brasil nenhuma lei declarando que Homossexuais e Bissexuais são criminosos, pelo contrário muitas leis e decisões judiciais, dia a dia vem reconhecendo o direito desta parcela da sociedade, que também paga impostos, trabalha e produz como os Heterossexuais.

Por que um dia de combate a Homofobia? De acordo com dados do Grupo Gay da Bahia, a cada dois dias um homossexual é assassinado de forma cruel e violenta no Brasil. Essas pessoas são mortas pelo simples fato de terem nascidas com a orientação bi ou homossexual. Os assassinos muitas vezes não são punidos e as vezes incentivados por outros Homofobicos a continuar matando, humilhando e batendo em pessoas homossexuais. Você , leitor, que tem um parente , amigo, vizinho ou colega que é homossexual , saiba que está pessoa tem 20 vezes mais chances de ser assassinada que uma pessoa comum, por causa da homofobia. Outro problema grave é a baixo auto-estima que leva muitos jovens e adolescentes homossexuais a tentativas de suicídio, depressão e a comportamentos anti-social diante da violência homofóbica .
De acordo com pesquisa da Associação goiana de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – AGLT ,realizada há 7 anos, com cerca de 90 % de LGBT entrevistados na parada ( evento anual de cidadania de Homos e Bissexuais ), declararam que já sofreram algum tipo de violência . 40% declararam que foram expulsos de casa, depois que o pai ou mãe descobriram sua orientação sexual. 60% das travestis declararam que deixaram a escola depois de perseguição de professores e alunos e tiveram como único recurso a prostituição 49% de lésbicas declararam que sofreram violência doméstica, como estupro feito por amigos, primos, tentando “transformá-las “ em Heterossexuais. 95% dos LGBT declararam ter religião, a maioria católicos e evangélicos, mas 70% destes não contribuem com o dizimo da igreja e não a freqüentam por causa da discriminação.
Ainda, de acordo com a pesquisa, mais de 70 de LGBT já foram discriminados no trabalho, no comércio, numa imobiliária, num bar e outros locais de alvará público. Por isso mesmo, está na assembléia legislativa um projeto importante do deputado Júlio da Retifica que tenta prevenir a discriminação a LGBT no comercio, industria e serviço público através de punições a estabelecimentos que insistirem em ter preconceito. O deputado Júlio da Retífica é Heterossexual, casado, mas ficou muito sensibilizado com a violência e a discriminação sofridas diariamente pelos cidadãos e cidadãs LGBT de Goiás, diante disso resolveu atender demandas do movimento social e lutou para reduzir a violência e criar uma sociedade de menos ódio e mais tolerância com as pessoas diferentes.
Nós da Associação brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT e da AGLT, nossos pais, mães, irmãos, tios, sobrinhos, avos , amigos, vizinhos e colegas de trabalho de bi e homossexuais, gostaríamos de agradecer de público o deputado Júlio da Retífica , do PSDB por ter criado a lei do dia contra a homofobia e ao governador Alcides Rodrigues, do PP de Goiás por ter sancionado e publicado a Lei. Sem Dúvida alguma esta não fará aumentar e nem reduzir o número de pessoas bi e homossexuais em Goiás, mas irá reduzir em muito a dor que familiares e LGBT sofrem ao serem humilhados, discriminados e estigmatizados na sociedade . Aos intolerantes que insistem na tese de atirar a primeira pedra e julgar o comportamento alheio, deixemos que Deus julgue e façamos o que Jesus pediu “ Amar uns aos outros , como eu vos amei “.

Léo Mendes – Secretário de Comunicação da ABGLT, Bacharel em Direito e Jornalismo ( liorcino@yahoo.com.br )

Nenhum comentário: