terça-feira, junho 02, 2009
Educação - Revista Analisa Homossexualidade na Escola
Em sua edição de maio, a revista de educação Nova Escola analisou a maneira como as instituições de ensino brasileiras lidam com a homossexualidade de pais, alunos e professores. A matéria cita uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo, segundo a qual a homossexualidade é uma das características que as pessoas menos gostam de encontrar no outro. A revista apresenta também dados da Unesco, segundo os quais quase 40% dos alunos não gostariam de dividir a sala de aula com colegas homossexuais.
Refletindo sobre esta realidade, a Nova Escola discute possíveis causas que podem fazer com que alguém seja gay e as manifestações exageradas da homossexualidade por parte de alguns alunos. "Assumir uma postura de enfrentamento é uma tática de reação muito comum do jovem, que pode se dar por meio de atitudes como afinar a voz, rebolar (se menino) ou agir de maneira bem agressiva e engrossar a fala (se menina)", afirma à revista a especialista Lúcia Facco.
A revista fala ainda da reação da escola à presença de pais homossexuais e responde à perguntas de leitores interessados em saber a maneira correta de lidar com alunos LGBT e com professores homossexuais.
A matéria conta com o depoimento de um professor do Ensino Fundamental da rede estadual paulista. Homossexual, o profissional prefere omitir aos alunos detalhes sobre sua vida com medo de reações negativas.
onte: www.mixbrasil.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário