quinta-feira, maio 28, 2009

Parada do Orgulho LGBT de Goiania 2009 - Relatório de Reunião


Foi realizada na Coordenação Municipal de Aids de Goiânia, na Praça Boa Ventura, no dia 27.05.2009 a I reunião para discussão da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT de 2009 em Goiânia.

Participaram da Reunião : Léo Mendes ( ABGLT ) , Beth Fernandes ( Forum de Transexauis de Goias - FTG ) , Madalena ( tecnica da Coordenação Estadual de Aids ), Rosilene Lara ( Coordenadora Municipal de Aids ), Adriana de Oliveira ( Coordenador Estadual de Aids ) e Ivana Teles da DST Aids Municipal.

Foi apresentado o objetivo da reunião, parceirizar o projeto do Programa Nacional de Aids ( 14 mil reais ) para ações de prevenção da Aids na Parada de Goiânia-Goiás.

Foi informado que a Parada ocorrerá no dia 06 de Setembro de 2009, das 12 as 20 Horas, na Avenida Araguaia, ao lado do Bosque do Botafogo, Centro. Que a coordenação do projeto será do FTG.

Foi pactuado a realização da primeira semana de saúde LGBT de Goiânia, a se realizar de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2009, com os objetivos de : 1 - Sensibilizar trabalhadores/as da Saúde para um atendimento Digno e com Equidade as pessoas LGBT; Divulgar a parada; fazer a prevenção de DST/HIV/ Aids junto a comunidade; Divulgar os direitos dos usuários do Sus, especialmente o uso de nome social das Travestis e Transexuais, atendimento especializado para L´sbicas,divulgar dados cientificos sobre LGBTs, especialmente de Aids entre Gays, Travestis e HSH .....

A Semana consistirá em visitas de uma drag, um Go-Go-Boy , ativistas LGBT e técnicos da Saúde Municipal as unidades de saúde que aceitarem a visita , que será pactuada entre Coordenação Municipal de Aids e FTG.

Ficou pactuado que a secretaria municipal de saúde, por meio da Coordenamção de DST Aids fará esforços junto a Secom municipal para divulgar releases sobre a semana e a parada.

Ficou pactuado que durante a parada serão 10 mil preservativos a serem fornecidos pela Municipal e 10 mil gel pela Estadual e PN Aids.Será feita uma parceria com estudantes de enfermagem e demais voluntarios para distribuição dos preservativos na parada.Será colocada uma tenda cedida pelos estudantes de Agrimensura. Além de um Folder convidando a população LGBT, especialmente as Lésbicas e Jovens Gays e Travestis para que façm o teste rápido, entre 8 a 11 de Setembro, no CTA, atras da Rodoviária. a Vigilancia Sanitária visitará o FTG para verificar as condições sanitárias para se fazer a testagem rapida lá tambem.

Material de Divulgação. Além dos previstos no Projeto, que serão especificos de convite apra a Parada, a ser distribuidos em locais de frequencia LGBT, serão feitos pela coordenação municipal de Aids : Folderes e cartazes voltados para trabalhadores da saude; folderes para o teste rapido e prevenção de aids. A Coordenação estadual entrará com 500 camisetas a serem distribuidas para voluntarios da Parada.

Encaminhamentos :

1 - Solciitar ao Silverio , de forma voluntária, arte da parada 2009;

2 - Encaminhar oficio a Municipal de Aids, solicitando : Folderes, Cartazes, Apoio para visita as unidades de saude, divulgação na secom, preservativos;com arte pretendida

3 - oficio a Estadual solicitando camisetas, gel, com arte pretendida;

4 - Reunião das Ongs e Grupos parceiros do FTG ( avenida Araguaia , 1025, centro - Abaixo da Paranaiba ) no dia 29 de maio de 2009, às 16 Horas, para discutir os encaminhamentos da parada 2009.

19 comentários:

Anônimo disse...

nossa cheguei de fora do pais esse ano e essa irá ser minha primeira parada glbt em goiania gostaria muito de ser um luxo em que vcs podem me ajudar... eu tbm estou ai pra ajuda ok.... meu email victor.pmp@hotmail.com valeu o/

meu nome e victor tenho 19 anos

Anônimo disse...

espero que a minha primeira parada gay seja um sucesso!!!

priscila lucas

91108689

fo.f.2006@hotmail.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Não deu para ajudar na parada de 2008, mas estou ai para ajudar como voluntaria novamente se precisarem ok? E que venha a de 2009 e que seja um sucesso! bjs

Unknown disse...

Boa tarde a todos LGBTs da Região Metropolitana de Goiânia, em especial saúdo a capital (Goiânia), primeiro gostaria de me apresentar: sou ativista do movimento LGBTs Bruno Camilo, ex Secretário Geral da Ong AGLT, ex Secretário Geral da Ong ASDHP, ex presidente da Ong AGES,ex Fundador da Ong ASTRAL-GO, venho comprimetar a ilustre Parada do Orgulho Gay de Goiânia e demais seguimentos LGBTs, que vem extendendo com grandes participações inúmeras de LGBTs. A principio, a ralização da 1ª Parada foi o ponto de partida para o sucesso das demais concectuvivas, com participações de ilustres pessoas no ambito educacional, social, jurídico, parlamentar(Léo Mendes)e demais seguimentos.
Me lembro que na realização da 1ª, eram poucos que mostraram " a cara", a partir de então, a sociedade goianiense não sabiam lhe dar com as diversidade, como por exemplo, atos preconceituosos em uma militante TRANS (SAMANTHA MORGAN`N - ex MISS GOIAS 89) ex Fundadora do Grupo PISTA, foi uma cena ridicula, porém, até mesmo,a própria segurança que estava ali presente, também manifestou atos homofóbicos com as pessoas que procuravam pelo menos o respeito naquelo momento tao impar, como também, atos homofóbicos religiosos,etc. Mas, com o passar do tempo, tornou-se precisamente digna.
Hoje, à grande vitória e orgulho de uma passeata tão respeitosa, digna,concebida a todos que ali estavam presentes, vem de incanssáveis articulações políticas. Por isso, parabenizo a realização de mais uma edição, e a todos(as) articuladores, militantes, e demais seguimentos que estao juntos de braços dados neste evento de grande massa voltada os(as) LGBTs. Um forte abraço para todos(as). "Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar" (Anatole France).

Jean disse...

Nao vou estar presente este ano, tenho meus motivos. Acredito que os rumos que se tomarao serao em vao caso as autoridades nao tomem as devidas providencias para impedir que este evento se torne um terreiro de atos bacanais. Falta mais militancia, falta mais pressao, falata mais protesto, falta o eficiente modelo norteamericano influindo um pouco mais...

Alex disse...

Se depender de nós, a parada de 2009 de Gyn vai ser um luxo, bafônico....

Anônimo disse...

Olá meu nome é Anderson.

Primeiramente quero parabenizar por todas as edições da Parada em Goiânia.
E quero dizer que seria uma honra poder ajudar no que for preciso como voluntario no evento.
Eu e minha esposa estaremos engajados pela causa...

Um abraço e que tudo corra bem.
Obrigado!!!

E-mail: olivercley1979@hotmail.com

Anônimo disse...

oi queria conprimentar a todos os amigos glbt e dizer que e um prazer esta participando da parada do orgulho glbt pela primeira vez tenho 19 anos e queria ser voluntario quaquer coisa o meu email e joao.luis.gato.774@hotmail.com
espero que consigamos vencer esse preconceito comk todas as nossas forças bjossssssssssssssssssssssssssssss para todos os glbt

Unknown disse...

vou adoraaaaaa!!!!

hadames disse...

olha eu irei sim linda e fina
rsrsr
estarei la nao vou perder a parade de 2009 nunca

hadames disse...

estarei linda e fina nessa parada de 2009 bjjj

Junior Сантушем disse...

Meu nome é Junior moro em Brasília e esta será a primeira vez que irei prestigiar a Parada de Goiania, estou super ancioso..
Que seja um sucesso..

Grande abraço a todos..

Oswaldo Braga disse...

Leo Mendes,
Estaremos participando da Parada de Goiania com muito orgulho e entusiasmo.
Estamos torcendo para que tudo de muito certo.
Vamos ficar no Hotel Augusta.
[]s
Oswaldo

Anônimo disse...

alguns sites dizem que foi cancelada por causa da gripe suina? Verdade ou mentira?

--- By: Bruno

Anônimo disse...

Espero q não mais o desfile d 7 d setembro foi cancelado !

Anônimo disse...

A parada foi bonita, parabéns pela organização.

Anônimo disse...

Nossa foi minha primeira parada andando junto, antes fui sempre expectadora, e AMEI tudo...
gostaria de estar enganjada nesta nobre causa não só por ser lésbica, mas devidotb a importancia dessa causa na sociedade para a construçao de cidadãos mais conscientes de nosso deveres e direitos e um deles e ao da opçao sexual, espero q durante este ano e o proximo eu possa contribuir. Acredito q o espirito da parada deve durar o ano todo nao so um dia.
deixo aqui o meu e-mail para contato, gostaria muito de ajudar no que for preciso mesmo.
thaisegyn_br@hotmail.com

aguardo anciosamente resposta

Anônimo disse...

Leo Mendes, oque aconteceu com a AGLT (associação de gays, Lesbicas e Trans de goiânia?) Como podemos nos reunir? E os Pontos de pegação? Me dá umas dicas com segurança lógicos, precisamos divulgar mais, e as saunas de Goiânia, nenhuma novidade? Desde já agradeço pela atenção e aguardo retorno depassagem@bol.com.br Meu perfil no www.disponivel.com/rick_go abraços...