segunda-feira, julho 21, 2008

Saude - Corpo sem anabolizantes


Sonho possível sem as ‘bombas’
www.opopular.com.br
É possível ter um corpo atraente sem recorrer a anabolizantes e produtos químicos extremamente nocivos ao organismo humano. Os resultados só não são tão imediatos. Para o ganho e definição de massa muscular, o ideal é conciliar treinos de força na musculação, alimentação equilibrada e suplementação protéica, segundo especialistas. “A perda de peso é mais rápida, já é notada em três meses de treino. Já o resultado plástico da musculação demora em média quatro meses para o homem e seis meses para a mulher”, afirma o professor universitário de Educação Física e farmacêutico Anderson Miguel da Cruz.

Ele ressalta que suplementação alimentar não deve ser confundida com uso de anabolizantes. “É preciso equilibrar fibras, proteínas, carboidratos e gorduras. O funcionamento metabólico é importante para quem é magro e quer ganhar massa muscular.”

O ideal é que os treinos de musculação sejam acompanhados por um profissional de Educação Física e que a alimentação seja definida por um nutricionista. “Hábitos saudáveis devem ser seguidos de alimentação balanceada, exercícios físicos e acompanhamento médico”, observa o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref) em Goiás, Rubens dos Santos Silva.

Enxertos
Em casos de procedimentos cirúrgicos, alternativas domésticas podem provocar alterações irreversíveis no corpo. “É muito difícil retirar todo o silicone industrial aplicado de forma caseira no organismo”, afirma o professor de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Carlos Alberto Calixto, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Ele lembra que existem outros produtos no mercado que podem substituir a aplicação cirúrgica do silicone. É o caso do ácido ialurônico, utilizado na face, e de enxertos de gordura. “São medidas alternativas eficazes”, explica.

O professor da UFG reconece que é cada vez mais comum – “Uma tendência mundial” – o uso de silicone por homens heterossexuais de forma generalizada. As próteses utilizadas servem para definir os músculos dos braços (bíceps e tríceps), do peito, dos glúteos e das panturrilhas. “Não existe preconceito na cirurgia plástica”, define o médico.

Nenhum comentário: