quinta-feira, junho 12, 2008

Política - Lucas Fortuna responde aos ataques da Chefia de Gabinete da Semira


Lucas Fortuna é um ativista LGBT da nova geração.

Pessoa bastante séria e honesta esta sendo vítima de ataque de Homofobia Estrutural desferido pela Chefia de Gabinete da Semira.

Não seria importante a Chefia de Gabinete da Semira trabalhar e colocar em prática o plano estadual de políticas públicas LGBT aprovadas na conferencia estadual LGBT em maio último?

Segue nota do Jornal Hoje Noticias, Carta na integra de Lucas Fortuna e o E-mail torpedeado pela Chefia de Gabinete da Semira.

Léo Mendes




Fonte: http://www.hojenoticia.com.br/editoria_materia.php?id=17314



Ainda o sururu gay
Ainda a briga entre lideranças gays. Lucas Fortuna rebate: se exaltou, mas não agrediu Ângela Café. Sobre parte da delegação (e não “delegacia”, como errei ontem) ter se recusado a voltar de Brasília no domingo:...

Nem pão nem água
... Fortuna diz que era o momento mais importante, o das votações, pois a conferência nacional gay terminou na madrugada de 2ª. Sobre os gastos, ele reclama: “Ficamos no corredor de um hotel sem comida nem água”.

Carta em Resposta às Calúnias apresentadas pela senhora Ângela Café


1- Informo que a Senhora Ângela Café será processada por calúnia e difamação no que diz respeito à seguinte afirmação: “Houve então uma agressão verbal, com xingamentos, palavras de baixo calão dirigidas a mim pelo próprio Lucas Fortuna.” Contida no documento anexado a baixo. Apesar do pouco tempo de vida sempre me pautei pelo respeito ao ser humano acima de tudo. Não nego que no momento da referida discussão me exaltei, sim de fato isso aconteceu, mas em resposta a intransigência da senhora Ângela Café. Entretanto em momento algum a agredi verbalmente, como a mesma afirma, ou usei expressões de baixo calão nesse processo.


2- Parece-nos no documento enviado pela Chefe de Gabinete da SEMIRA (Secretaria Estadual de Mulher e Promoção da Igualdade Racial) que a realização da 1ª Conferência Estadual LGBT foi um favor concedido pela própria SEMIRA ao movimento LGBT Goiano e não uma resposta já muito atrasada as demandas apresentadas pela militância.


3- Assim como os servidores da SEMIRA, nós do movimento social, assumimos a responsabilidade de construir politicamente e estruturalmente a Conferência Estadual LGBT. Fui membro da Comissão Organizadora como representante da Sociedade Civil Organizada, mas em muitos momentos executei tarefas que com certeza eram exclusivas do poder público, como carregar materiais para transporte, coordenar o alojamento da Conferência Estadual, entrar em contato com delegados eleitos e suplentes para envio de informações sobre a Conferência Nacional, chegando a fazer expediente alguns dias na sala de trabalho da senhora Ângela Café. E durante todo esse processo as relações entre mim e esta senhora foram cordiais.


4- Entendo que quando se é contrariado por um jovem que apresenta argumentos políticos contra argumentos burocráticos fiquemos irritados. Nossa avaliação é de que seria prejudicial para a delegação de Goiás se retirar da Conferência Nacional, pois, o processo de votação das inúmeras resoluções ainda estava no seu início. Nós que somos realmente comprometidos com a causa LGBT e estávamos ali defendendo nossos direitos participamos ativamente de todos os espaços definitivamente não saíramos daquele evento em seu momento mais importante.


5- Sim. A senhora Ângela Café se comprometeu a enviar transporte para nos buscar em Brasília, e o fez. Só esqueceu de informar que havia um compromisso do transporte chegar em Brasília até as 12 horas do dia 9 de junho, e isso só aconteceu às 18:30. Esqueceu de ressaltar que dos 15 que ficaram para trás 5 desistiram de esperar e foram embora por conta própria, o que no fim foi fundamental, pois não caberiam todos no transporte enviado. Esqueceu de informar que 5 dos que retornaram são moradores do interior do estado, entre eles eu, que chegaram em Goiânia às 21:30 minutos e que tiveram, que se dirigir a suas cidade após esse horário. Esqueceu-se de informar que fomos obrigados a ficar em Brasília sem alimentação, no saguão de um hotel onde nem água havia para beber.


6- Jogar para o escárnio público o meu nome, com falsas afirmações e denúncias descabidas, um militante que trabalhou com unhas e dentes para a construção desta conferência, que mesmo com as várias vezes que foi politicamente contrariado, durante todo o processo não se negou um só segundo a auxiliar, a construir e a responder as demandas apresentadas sobre as conferências estadual e nacional LGBT é prova da total falta de compromisso desta senhora com essa luta.

Sempre na luta por Brasil Sem Homofobia,



Lucas Cardoso Fortuna
Delegado da Conferência Nacional LGBT
Comissão Organizadora da Conferência Estadual LGBT de Goiás
Cadastrador Estadual da Conferência Estadual LGBT de Goiás
Militante do Grupo Colcha de Retalhos – A UFG saindo do Armário!



Em ter, 10/6/08, Cláudia Soares escreveu:
De: Cláudia Soares
Assunto: FW: resposta a agressão verbal sofrida durante a 1ª conferência glbt
Para: soares_claudia@hotmail.com
Data: Terça-feira, 10 de Junho de 2008, 16:47


Olá, colegas e parceiras (os) da Semira, encaminho carta da Chefe de Gabinete da Semira, Angela Café, em resposta ao que está sendo divulgado com relação ao ônibus que levou os delegados da 1ª Conferência Nacional GLBTT.

Leiam e tirem suas conclusões!
Cláudia Soares



Goiânia, 10 de junho de 2008




Caro Nilson Gomes,

Diante dos últimos acontecimentos relacionados a 1ª Conferência Nacional GLBT(Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) e a delegação de Goiás, bem como, a repercussão na coluna Armazém Geral, do jornal 'Hoje' venho lhe informar que:

1) Na quinta-feira (05) como havia ficado acordado com a delegação e a Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial – Semira, um ônibus foi disponibilizado para fazer o transporte da mesma até a Capital Federal, para que os delegados participassem da Conferência. Às 13h10, o ônibus cedido pela Polícia Militar de Goiás, estacionou na Praça Cívica. De acordo com informação do servidor e delegado da Conferência Abraão Modesto – César, o ônibus que foi combinado com a PM, infelizmente foi substituído de última hora, em virtude de problemas mecânicos. Verificou-se ainda, que houve um descontentamento, em virtude das condições do ônibus por parte da delegação, fato este que não impediu que o ônibus iniciasse a viagem;

2) A viagem teve início às 13h30. A 70 quilômetros de Brasília, o ônibus apresentou problemas mecânicos. O motorista verificou e resolveu o problema em 30 minutos. Seguindo viagem e chegando no local de hospedagem da delegação às 17h30;

3) Na condição de chefe de gabinete e delegada titular votada para a 1ª Conferência Nacional GLBT, fui avisada com um dia de antecedência que iria representar a secretária Denise Carvalho, uma vez que ela estava impossibilitada de comparecer à 1ª Conferência Nacional GLBT e à posse do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – CNDM, que aconteceria no mesmo dia da abertura da dita Conferência, porém em horário distinto, às 14 horas, no Palácio do Planalto.

4) Em virtude dos compromissos e da necessidade de estar em Brasília mais cedo, aceitei a 'carona' oferecida pela militante feminista Lúcia Rincón, que tomaria posse no CNDM para o biênio 2008 - 2010 e partimos em viagem às 11 horas da manhã, chegando na Capital às 13h30, em tempo da solenidade de posse.

5) À noite no Hotel Planalto Bittar, antes da abertura da 1ª Conferência Nacional GLBT, fui procurada pelo Sr. Liorcino Mendes que me questionou sobre os problemas ocorridos em relação ao transporte. Disse da minha surpresa em relação ao ônibus disponibilizado pela PM, pois esta instituição sempre foi parceira de 1ª hora, mas que diante do exposto, tomaria as providências no sentido de substituir o ônibus. O Sr. Liocino Mendes fez ameaças de divulgar nos jornais locais as condições do ônibus, pois estava munido de fotos; assegurei ao mesmo que resolveria o problema até a manhã do dia seguinte(06), como de fato o fiz, sem estardalhaço, nem revidar as ameaças do líder GLBT.
6) Interessante refletir sobre a atitude do militante e postulante a vereador: A Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial – Semira, foi parceira de primeira hora em acolher os grupos LGBTT(novo formato da sigla) e promover um encontro com o governador Alcides Rodrigues, no sentido de possibilitar a realização da 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas GLBTT. Se a realização foi feita de forma exitosa, foi em função de todo o trabalho realizado pela a equipe da Semira, que não mediu esforços para cumprir com todos os compromissos assumidos junto aos grupos. De repente, em função de um único problema, por questões operacionais, o líder, esquece de todos os avanços e se atém a um fato isolado, que foi solucionado a tempo; outra questão importante de se dizer é que a exaltação que tomou conta de parte da delegação, foi fomentada a todo o momento pelo líder que ignorava as minhas argumentações e as pessoas, integrantes da delegação, que tentavam dissuadi-lo de polemizar e radicalizar.

7) No último dia da Conferência Nacional GLBT, como combinado, o ônibus chegou em Brasília às 17 horas. Como o encerramento estava previsto para as 19 horas, presumia-se que não teríamos nenhum contratempo. Ledo engano! Já se passava das 18 horas quando um dos delegados, Lucas Fortuna, chegou com um papel assinado por nove pessoas, lideradas pelo Sr. Liocirno Mendes, exigindo que o ônibus voltasse para Goiânia somente de madrugada, mais precisamente às 6h15 da manhã, já que os trabalhos finais da Conferência iriam atrasar. Diante da minha argumentação dizendo da impossibilidade de acatar a exigência, pois alguns delegados tinham trabalho e provas na faculdade no dia seguinte. Houve então uma agressão verbal, com xingamentos, palavras de baixo calão dirigidas a mim pelo próprio Lucas Fortuna. Ainda assim me ausentei da Conferência e tentei junto ao motorista verificar um novo horário. O motorista me informou que tinha ordens superiores (o ônibus pertence a Polícia Civil) de retornar no máximo à zero horas e trinta minutos do dia 09(segunda-feira) a garagem da SSP, e ainda teria de retornar ao trabalho às 7 horas da manhã de segunda-feira. Em reunião com a delegação informei que sairíamos às 21 horas. A informação foi recebida com novos xingamentos e gritarias. O grupo liderado pelo Sr. Liorcino Mendes resolveu que ficaria até o final da Conferência e fez novas ameaças dirigindo-se a mim na condição de representante institucional.

8) Mesmo consciente que o compromisso feito com a delegação fora cumprido pela Semira, para não criar um clima de retaliação, fiz novo compromisso de providenciar um outro transporte para o grupo que permanecesse até o final da Conferência. Cumpri o prometido. Uma Van foi deslocada para a Capital Federal, na segunda-feira para buscá-los. O que se efetivou. O grupo liderado pelo Sr. Liorcino Mendes chegou a Goiânia às 21 horas da segunda-feira(09).

9) Finalmente, gostaria de ressaltar que há mais de duas décadas atuo nos movimentos sociais, me colocando como militante em todas as ações promovidas. Sempre atuei como defensora dos Direitos Humanos seja como feminista, seja como negra, seja como voluntária dos demais movimentos sociais. Acompanho os grupos LGBTT (Lésbicas, Gays, Transexuais e Travestis), solidarizando com a causa e realizando trabalhos voluntários na perspectiva de que os grupos LGBTT também tenham seus direitos humanos respeitados. É lastimável quando vemos pessoas utilizarem de suas posições de lideranças nos movimentos sociais, para insuflarem outras pessoas em nome de uma causa. Estou extremamente chocada, mas não desiludida em prosseguir lutando por aquelas e aqueles que acreditam em um mundo melhor, onde o respeito ao Ser Humano seja condição incondicional em qualquer instância da vida.
Igualdade de direitos e respeito às diferenças!

Sem mais para o momento, agradeço desde já a oportunidade de esclarecer os fatos e me coloco à disposição para colaborar com o jornalismo ético, verdadeiro e transparente.


Angela Café
Chefe de Gabinete da Semira

Um comentário:

Carlos Gomes disse...

É uma lástima que problemas tenham acontecido, infelizmente atrasou o processo! As delegações foram prejudicadas, e mais triste ainda é que muitas pessoas não tiveram a sensibilidade de respeitar um momento tão importante e historico para o movimento social, em especial LGBT, e para o Brasil.
Fica aqui nosso (Delegação Acreana) total apoio a Delegação de Goias!