sexta-feira, março 07, 2008

Trabalho - Deputado Petista do Mato Grosso lança projeto contra homofobia no Trabalho


O Projeto de lei nº117/08, de autoria do deputado estadual Alexandre Cesar (PT)Mato Grosso, deve impor penalidades a empresas e pessoas que discriminem outros em razão da orientação sexual. Conforme a proposta, toda a manifestação discriminatória ou de violência contra o cidadão homossexual, bissexual ou transgênero, será punida.

Além de advertência, existe a possibilidade de multa à pessoa ou estabelecimento, valor este estimado entre mil a três mil Unidades Padrões Fiscais do Estado de Mato Grosso (UPFs). Atualmente, o valor da UPF/MT é de R$ 28,77. A transgressão ainda pode acarretar na suspensão da licença estadual para o funcionamento por 30 dias ou na cassação da licença do estabelecimento comercial.

O Brasil é campeão mundial de assassinatos de homossexuais. Segundo levantamento do Grupo Gay da Bahia, a cada dois dias um homossexual é assassinado no país, sendo que esta minoria representa 10% da população brasileira com mais de 15 milhões de indivíduos. O presidente da ONG Livre Mente, Clóves Arantes afirma que oito gays foram assassinados em Mato Grosso no ano passado por homofobia.

Nenhum comentário: