sexta-feira, março 07, 2008

POLÍTICAS PÚBLICAS - Goiás lança pacto pela igualdade




O Pacto goiano pela igualdade de direitos foi assinado por 18 órgãos governamentais, entre secretarias, autarquias e fundações estaduais com ações previstas no PPA –Plano Plurianual para políticas afirmativas de gênero, raça e orientação sexual. Uma das medidas será a de fazer a seleção de livros escolares para impedir conteúdos racistas, homofóbicos e machistas.

Após a I conferencia de políticas públicas para gays, lésbicas, bissexuais ,travestis e transexuais – I CEN GLBT de Goiás , as ações serão incorporadas ao pacto da igualdade. A Secretaria da Mulher e Igualdade, assumirá o centro de referencia e combate a violência contra mulher, negros, índios e GLBT.

A I CEN GLBT de Goiás está prevista para acontecer de 04 a 06 de abril de 2008, na escola de formação de saúde de Goiás, com a presença de 150 delegados. Fazem parte da comissão organizadora local: Representantes da Sociedade Civil: Colcha de Retalhos, Lilases, Astral, Fórum de Transexuais, ABGLT, AGLT e Ipê Rosa, além dos Gestores: Universidade Estadual de Goiás, secretarias de Estado da saúde, educação, cultura, justiça, segurança , cidadania e da Mulher.

Demandas

Fim da exclusão escolar de Travestis, sensibilização de educadores para lidar com a homossexualidade, qualificação e encaminhamento de adolescentes e jovens Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais –GLBT ao mercado de trabalho, apoio a eventos Homoculturais, criação de centros de referencia em assistência psicológica, assistência social e jurídica para GLBT, apoio as ongs e as ações de combate a Homofobia, redução do numero de assassinatos de Homossexuais, são algumas demandas do Movimento GLBT que deverão entrar na pauta da conferencia estadual.

A proposta é criar um plano estadual de ações para políticas públicas GLBT, incorporando-as na lei de diretrizes orçamentárias e no orçamento anual, além de avaliar o programa Brasil sem homofobia e um a construção de um plano nacional de ações para a comunidade.

Cerca de 10% da população é formada por Homossexuais assumidos e outros 25 de Bissexuais.

Nenhum comentário: